domingo, 5 de abril de 2009

TABUS SÃO FEITOS PARA SEREM QUEBRADOS

O significado da palavra TABU é este no DICIONÁRIO:

TABU: s. m. Instituição que atribui a uma pessoa ou objeto caráter sagrado, interdizendo qualquer contato com eles; adj. 2 gên. que tem caráter sagrado, sendo interdito a qualquer contato; coisa intangível; açúcar queimado ou mal limpo; taboa. (Foram os ingleses os importadores e deseminadores da palavra tabu, de uma das línguas da Polinésia, transcrita em inglês taboo que significa proibido.)

Mas como o nosso assunto aqui é o FUTEBOL, o significado da palavra TABU é este:

TABU: Quando um clube fica um longo período sem vencer um outro clube.

Um dos TABUS mais conhecidos da história do futebol brasileiro é com certeza os onze anos que o CORINTHIANS ficou sem vencer o SANTOS de PELÉ. TABU este quebrado no dia 06 de março de 1968 no ESTÁDIO DO PACAEMBÚ em SÃO PAULO, 2 A 0 gols de FLÁVIO e PAULO BORGES o "risadinha", que veio do BANGU do RIO DE JANEIRO, com status de astro na época.

Conta a história que após o jogo histórico para os corintianos, a FIÉL gritava estas duas frases:

"Com PELÉ e com EDU, quebramos o TABU!!!"

"Um, dois, três, o SANTOS é freguês!!! (Já imaginaram, o CORINTHIANS tinha ficado onze anos sem vencer o peixe e o SANTOS que era freguês!).

Atualmente no futebol paulista temos o TABU de que o PALMEIRAS desde 2001, não vence o SÃO PAULO no ESTÁDIO DO MORUMBI, poderia escrever outros TABUS no futebol brasileiro. O leitor pode estar perguntando:

O que isso tem a ver com a ÁGUIA DO VALE?

É que na noite de ontem tivemos uma quebra de TABU. Desde 1987, quando SÃO JOSÉ e UNIÃO SÃO JOÃO (na época USINA SÃO JOÃO), começaram a se enfrentar na DIVISÃO INTERMEDIÁRIA (atual SÉRIE A2). A ÁGUIA jamais tinha vencido o adversário na cidade de ARARAS. Foram 22 anos de angústia para o torcedor do SÃO JOSÉ, a começar por mim. Toda vez que a ÁGUIA DO VALE jogava no ESTÁDIO HERMÍNIO OMETO, eu não esperava um resultado positivo. Foram, até ontem, 11 partidas sendo 9 vitórias para o UNIÃO SÃO JOÃO e 2 empates.

Mas como diz o comentarista da RÁDIO JOVEM PAN e SPORTV, CLÁUDIO CARSUGHI:

"TABUS SÃO FEITOS PARA SEREM QUEBRADOS."

O cabeceio de RENATO SANTIAGO deu fim a este pesadelo para a toda torcida do SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE.

Agora esperamos que os comandados do técnico EDMILSON DE JESUS coloquem a ÁGUIA no lugar que nunca deveria ter saído que é a SÉRIE A1 de 2010.

Texto: FABIANO MARINI

Nenhum comentário: