sábado, 2 de maio de 2009

QF 2: Águia sem eira ou beira, nem mesmo estribeira...

União São João 2 x 1 São José

Meudeusdocéu! O QUE ACONTECEU???

A maravilhosa torcida da Águia não merece isso! Mais de 100 torcedores foram até Araras para dar força e coragem para o time do seu coração, mas de nada adiantou a sua presença nesta 6ª feira de feriado...

A Águia não conseguiu vencer o adversário, mesmo jogando diante de um time fraco e tímido que não jogou nada (parecia a 2ª edição do próprio São José diante do Rio Branco...) Está certo que os donos da casa contaram para sua vitória com juiz outra vez tendencioso, mas foi para esse resultado que a Águia vem se preparando?! Mesmo com juiz ladrão, se o time jogasse o que sabe (ou sabia) jogar, não teria sido difícil arrancar ao menos um empate! Mas, sem criatividade, garra ou vontade, o São José, além de sair derrotado, ainda teve TRÊS jogadores expulsos, dois deles após a partida, fora os SETE cartões amarelos que desfalcam o time na próxima partida...

Pelo que entendi ouvindo o desenrolar da partida, nós temos jogadores individualmente bons, mas não temos um conjunto que funcione em campo - e muitos desses jogadores bons acabam rendendo muito menos do que são capazes devido às falhas de posição ou confusão... E o técnico - formado em psicologia (???...) - não parece entender nada de jogadores, quer sob ponto de vista técnico ou psicológico, quer sob ponto de vista de tática ou motivação. E, pior, não tem auto-controle nem entende nada de se relacionar com a arbitragem dentro ou fora do campo, desconhecimento esse que parte da própria diretoria!!!

Que falta de controle emocional! Tanto jogadores como o próprio técnico perderam totalmente a estribeira, ao invadir o campo após a partida e reclamar usando linguagem de baixo calão (pelo menos, é o que relata a súmula...) Segundo a súmula, alguém chegou a agredir o juiz fisicamente, e esse alguém - identificado pelo juiz como sendo o jogador Gilson - se o fato for corroborado, estará fora das disputas não só pelo resto do campeonato como de todas as partidas pelo resto do ano!!! (Eu não acredito que Gilson tenha feito isso, mas quem vai provar que ele é inocente?!)

Com essa partida e essa súmula, a nossa Águia enfiou as duas garras no seu próprio caixão, acesso à A1 é agora um sonho quase impossível, sem pontuar e sem jogadores para o(s) próximo(s) confronto(s)... E a Diretoria ainda ganhou uma tremenda dor-de-cabeça na defesa dos seus jogadores junto ao TJD (coisa que não foi feita para o Pardal que acabou ficando de fora desta última partida)...

Obs: no site da FPF o acesso à súmula acaba de ficar interditado. TOMARA que ele esteja sendo corrigido nos relatos exagerados ou tendenciosos do juiz!!!

Leia o que Futebol Interior falou dessa triste partida:

Ararinha vence e respira

Araras, SP, 01/mai/09 (AFI) – Em uma partida bastante polêmica, o União São João venceu o São José, por 2 a 1, no Estádio Hermínio Ometto, pela segunda rodada da fase decisiva do Campeonato Paulista da Série A2. Os jogadores do Águia reclamaram bastante da expulsão de Ivan e do pênalti assinalado. Após o apito final, jogadores e comissão técnica cercaram o árbitro que ainda expulsou Alexandre.[nota: também expulsou o Gilson]

Com este resultado, a equipe de Araras assumiu a terceira colocação do Grupo 3, com três pontos, mesmo número de pontos que o Rio Branco e Sertãozinho, que se enfrentam no complemento da rodada. Já o São José viu sua situação se complicar. O Águia ainda não somou nenhum ponto nesta fase e por isso é o lanterna do grupo.

Ararinha sai na frente
O União São João começou melhor e com o apoio da torcida pressionava o adversário em seu campo, já o São José apostava nos contra-ataques. Aos 12 minutos, Renato Santiago arriscou chute da entrada da área, mas a bola foi pela rede do lado de fora.

Bola alçada na área do São José, por Ricardo, mas o goleiro Daniel aliviou antes que chegasse na cabeça dos atacantes do time de Araras. Aos 22 minutos, André Luiz recebeu bom passe, mas chutou em cima do goleiro adversário.

Boa troca de passes entre Piá e Dickson, o lateral-esquerdo tentou o cruzamento, mas Éder Lima quase marcou gol contra, de cabeça, ao tentar interceptar a bola, aos 33 minutos. Com um a mais em campo, após a expulsão de Ivan, o União São João criou boa chance de gol aos 36 minutos. Luan Henrique fez boa jogada e tocou para Ricardo, que entrou na área e, de bico, buscou o ângulo do gol adversário, mas a bola acabou saindo por cima.

Aos 41 minutos, Rafael Aidar foi derrubado por Devas na entrada da área. Na primeira cobrança, Piá bateu mal e o goleiro defendeu, mas o árbitro mandou voltar alegando que Daniel havia adiantado. Na segunda, Piá bateu rasteiro no canto direito e abriu o placar, aos 43 minutos.

Movimentação e dois gols
Bate e rebate dentro da área do São José, a bola sobrou para Cambará que chutou para fora, perdendo grande chance de ampliar o placar, aos sete minutos. Escanteio cobrado por Willian Baiano e Eraldo apareceu de cabeça e mandou a bola para fora.

Aos 20 minutos, bola cruzada na área, Daniel sai mal e não alcança a bola, que sobra para Castan, mas o zagueiro cabeceou para fora do gol. Na seqüência, o São José quase que empata a partida em cobrança de falta. Matheus cobrou forte e o goleiro Carioca espalmou, a bola ainda bateu na trave antes de ir para escanteio.

Em cobrança de falta o São José conquistou o empate. O zagueiro Matheus chutou forte e acertou o ângulo do goleiro Carlos Carioca, que nada pode fazer aos 27 minutos. Mas dois minutos depois, o União São João voltou a ficar na frente. Ricardo cobrou falta e Cleber cabeceou a bola, que ainda bateu na trave antes de entrar. [nota: a bola bateu na cabeça do Alex Cortes... a súmula diz que o gol foi contra do nosso artilheiro]

O União São João tocava a bola em sua defesa esperando o apito final. Já o São José, com um jogador a menos, não conseguia pressionar os donos dacasa. A Ararinha ainda assustou em cobrança de falta e bolas levanatadas na ára, para o atacante André Luiz.

Próximos Jogos
O União São João volta a campo no próximo sábado contra o Rio Branco, às 16 horas, fora de casa, pela terceira rodada do Grupo 3. Já o São José joga no domingo diante de sua torcida, contra o Sertãozinho, às 16 horas, pelo mesmo grupo.

Ficha Técnica

União São João 2 x 1 São José

Local: Estádio Hermínio Ometto, em Araras
Renda: R$ 10.975,00
Público: 1.481 pagantes
Árbitro: Marcelo Prieto Alfieri
Cartões Amarelos: Ivan, Eraldo, Edmilson, Devas, Matheus e Willian Baiano (São José); André Luiz, Castan e Ricardo (União São João)
Cartão Vermelho: Ivan e Alexandre (São José) [nota: faltou Gilson]
Gols: Piá aos 43’/1T e Cleber aos 29’/2T (União São João); Matheus aos 27’/2T (São José)

União São João
Carlos Carioca; Ricardo (Edmar), Cleber, Castan e Dickson; Henrique Ortiz, Cambará (Julio Cesar), Luan Henrique e Piá; Rafael Aidar ou André Luiz.
Técnico: Play Freitas.

São José
Daniel, Eraldo, Matheus e Éder Lima; Ivan, Alexandre, Tarcísio (Edmilson), Devas e Willian Baiano; Léo (Gilson) e Renato Santiago (Alex Cortes).
Técnico: Edmilson de Jesus.


  • Resultados:
(será atualizado após o encerramento da rodada)

  • Classificação:
(será atualizado após o encerramento da rodada)

.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Curtas da Águia

1. Apesar da pressão da torcida e imprensa, o diretor de futebol da Águia resolveu manter o técnico Edmilson de Jesus no cargo; entretanto também houve a promessa de mudanças tanto no esquema tático como na escalação dos jogadores. Vamos ver...

2. Rodrigo Pardal, expulso com cartão vermelho na partida contra Comercial, foi julgado ontem pelo TJD e pegou dois jogos de suspensão. Deste modo, ele será desfalque na próxima partida contra União São João.

3. Outro desfalque provável é o zagueiro Ferron, contundido.

4. Nem tudo é notícia ruim; Alex Cortes já está jogando e marcando gols (hoje, no jogo-treino contra São Caetano), e poderá re-estrear a camisa da Águia na próxima 6ª feira contra Ararinha.

4. Jogadores com 2 cartões amarelos: Eder Lima - Ivan - Leandrinho - Tarcisio - Michel - Rodrigo Pardal

Da lista acima, chama a atenção a presença do Ivan e Leandrinho que ocupam a mesma posição. Se qualquer um dos dois pegar o 3º cartão, a lateral ficará sem reposição (eita, Valter...)

5. A Torcida Organizada Mancha Azul está contratando ônibus para viagem à Araras. Quem for usuário do site de relacionamento Orkut, pode fazer a reserva na comunidade da Mancha no tópico próprio já criado (Caravana para Araras). Outros deverão telefonar para os membros da diretoria da organizada (8134-8356 com Betinho, ou 9127-4141 com Romeu)

QF 1: Ranking de Público

Na primeira rodada da fase decisiva do campeonato, os torcedores adquiriram os ingressos para acompanhar os seus times, como segue:

  1. São José (contra Rio Branco, de Americana): 5.516
  2. Flamengo (contra Rio Claro, de Rio Claro): 2.022
  3. Sertãozinho (contra União São João, de Araras): 1.907
  4. Taquaritinga (contra Monte Azul, de Mte. Azul Pta.): 907

O Sertãozinho, que jogou às 11:00 da manhã de domingo (mesmo horário que Flamengo) dobrou o valor do ingresso (a arquibancada passou a custar 20 e 10 reais, e cadeiras 30 e 15 reais) mas mesmo assim colocou quase 2 mil torcedores pagantes. Taquaritinga jogou na noite de sábado, e talvez por isso não conseguiu chegar aos mil torcedores no seu estádio. Mas neste início da arrancada final ao acesso, todos receberam os torcedores dos visitantes nos seus estádios e nenhum mandante teve prejuizo de bilheteria.

QF 1: Súmula da Partida

São José 1 x 3 Rio Branco

Local: Estádio Martins Pereira - SJC
Data e Hora: 26/04/09 - 18:30
Árbitros: Milton Etsuo Ballerini; Hilton Francisco de Melo; Edvânio Ferreira Duarte; Marcelo Duarte

Escalação São José:
1. Daniel Luiz Flumignan (Daniel)
2. Ivan Luis Saloio (Ivan)
3. Luiz Antonio Linhares Garcia (Ferron)
4. André Luis Neitzko (André Luis)
5. Edmilson Andre Ricardo (Edmilson)
6. Matheus Bianchim Hansen (Matheus)
7. Alexandre da Silva Pereira (Alexandre)
8. Leonardo Franco e Silva (Léo)
9. Renato Camargo Santiago (Renato Santiago)
10. Willian de Oliveira Fernandes dos Santos (Willian Baiano)
11. Gilson Gomes do Nascimento (Gilson)

12. Luiz Gustavo Moreira Santos (Gustavo)
13. Leandro Eleoterio de Souza (Leandrinho)
14. Eder Lima dos Santos (Eder Lima)
15. Odevan Brito dos Santos (Devas)
16. Flavio Aurelio de Souza Vasconcelos (Flavio)
17. Danilo Ferreira dos Santos (Danilo Baia)
18. Jeovanildo Francisco Rosa (Rincón)
Técnico: Edmilson de Jesus

Escalação Rio Branco:
1. Cristiano Aparecido de Campos (Cristiano)
2. Carlos Henrique Guimaraes dos Santos (Carlinhos)
3. Marcio Alexandre Garcia (Marcio)
4. Alex Lima da Silva (Alex)
5. Fabio Henrique da Silva (Fabio Baiano)
6. Marcio Luiz de Souza (Marcinho)
7. Everton Luis Viana (Everton)
8. Marcelo Willian Ferreira (Butti)
9. Orlando Francisco Pires Junior (Lincoln)
10. Carlos Aparecido Vieira Junior (Junai)
11. Romario Ricardo da Silva (Romarinho)

12. Guilherme Santiago Teixeira (Guilherme)
13. Rodrigo Donizete Ribeiro (Di)
14. Guilherme Pereira dos Santos (Pereira)
15. Mario Sergio Silverio (Mario)
16. Newton de Souza Rocha (Rocha)
17. Tiago Lazaro da Silva (Tiago Silva)
18. Jocenando Rocha Rodrigues (Jobinho)
Técnico: Geime Rotta

Gols:
32:00 (Rio Branco) Lincoln
44:00 (Rio Branco) Lincoln (gol normal, após defesa de pênalti praticada por Daniel)
48:00 (São José) Willian Baiano
89:00 (Rio Branco) Jobinho

Cartões Amarelos:
São José: 3
- Matheus (por calçar adversário)
- Danilo Baia (por reclamação à arbitragem) (? todos entenderam que foi Gustavo que levou o cartão...)
- Leandrinho (por calçar adversário)
Rio Branco: 2

Ocorrências:
1) Aos 33 minutos, Edmilson de jesus expulso por invadir o campo de jogo para reclamar do gol adversário.
2) Após término do jogo o fiscal da FPF informou a detenção do torcedor Rafael Neves Camargo pela polícia (identificado como autor do arremesso de chinelo)

Substituições São José:
45:00 - sai André Luis (4) entra Flavio (16)
55:00 - sai Ivan (2) entra Leandrinho (13)
71:00 - sai Renato Santiago (9) entra Danilo Baia (17)
Rio Branco: 2
70:00 - sai Romarinho (11) entra Jobinho (18); 81:00 - sai Junai (10) entra Tiago Silva (17)

Total de Faltas:
São José: 18
Rio Branco: 17

Acréscimo de Tempo: 3' no 1ºT e 3' no 2ºT

-----
Boletim Financeiro:

Ingressos vendidos: 5.516 (*)
Renda Bruta: R$ 44.528,00
Despesas: R$ 14.854,86
Renda Líquida: R$ 29.673,14

(*)
Meia arquibancada: 2.477
Arquibancada: 2.584
Meia cadeira lateral: 99
Cadeira lateral: 41
Meia cadeira central: 101
Cadeira Central: 65
Setor Família: 149 (equivalente e 745 espectadores)

Quadrangular Final 1: Zebra? Não, é Tigre!

São José 1 x 3 Rio Branco

De um extremo a outro, o time da Águia oscilou neste campeonato entre a defesa mais vazada e a artilharia inexistente... A pergunta que não quer calar é: "dá para conquistar o acesso com um time tão irregular?"

Se o técnico Edmilson de Jesus conseguiu corrigir o setor defensivo, ele não conseguiu manter a vibração, raça e inteligência do setor ofensivo da Águia. Ganhamos uma defesa menos vazada, sim, mas perdemos a artilharia que antes compensava os gols sofridos... E como "quem não faz, toma", a estréia do São José nesta fase final não poderia ter sido muito diferente desse resultado "quase" catastrófico. Novamente o sinal de alerta está ligado ao máximo, e desta vez, é o perigo de ser o saco de pancadas do Grupo 3 nos 5 jogos que faltam.

A Águia entrou com Renato Santiago e Willian Baiano no setor ofensivo e mais 9 jogadores, nenhum com criatividade para atacar. Com esquema assim tão tímido e medroso e Santiago sozinho e isolado na frente, o São José permitiu ao adversário tomar as melhores iniciativas de ataque, e o Tigre de Americana com o artilheiro do campeonato Lincoln não desperdiçou as oportunidades cedidas pelos donos de casa, fazendo 2 gols ainda no 1º tempo. E para minar de vez o ataque deficiente, o expulso técnico tirou no segundo tempo o único atacante para colocar um meia-volante no seu lugar, sem chances para Rincón...! E no final, mais um gol do Tigre, para selar de vez o vexame joseense...

Nem mesmo os erros e julgamentos tendenciosos do juiz que favoreceu os visitantes justificam o comportamento do São José que se apavorou em campo com o primeiro gol e, nervoso, não conseguiu manter a posse de bola nem finalizar bem, mesmo com a entrada do Flávio e do Leandrinho no início do 2º tempo e o gol de honra que saiu dos pés do Willian Baiano no começo do 2º tempo...

Assim, começamos a segunda fase em último lugar na tabela e o resultado foi uma ducha de água gelada na torcida mais empolgada do interior. O que resta para ela agora é (sem deixar de continuar apoiando o time em campo) cobrar - com urgência e veemência! - uma revisão profunda de atitude de todos os envolvidos: a diretoria, a comissão técnica e jogadores.

No portal Futebol Interior, o jogo foi descrito como segue:

"Lingol" acaba com a maldição!

São José dos Campos, SP, 26/abril/09 (AFI) – O Rio Branco fez bonito na estréia da segunda fase do Campeonato Paulista da Série A2. Querendo voltar à elite do futebol paulista em 2010, o Tigre largou com uma importante vitória na noite deste domingo, quando venceu o São José, por 3 a 1, em jogo realizado no Estádio Martins Pereira, pela primeira rodada do Grupo 3.

A vitória acabou com um tabu pelos lados do Tigre. O time de Americana não vencia uma partida jogando à noite desde o dia 19 de março de 2008. No total eram 13 jogos sem saber o que é vitória à noite, mesmo jogando no Estádio Décio Vitta ou na casa do adversário.

A última vitória à noite do Tigre havia acontecido no dia 19 de março, quando o Rio Branco venceu o Bandeirante, por 3 a 2, em Americana. Depois disso, o time entrou na chamada “Maldição Noturna” e não tinha mais sentido o gostinho dos três pontos após o sol se por e ficar sob os olhares da lua.

Com os primeiros pontos no Grupo 3, Rio Branco e Sertãozinho dividem a primeira colocação da chave, mas o Tigre leva vantagem no saldo de gols ( 2 a 1). Na primeira fase, o Rio Branco tinha sido o único a derrotar o São José, no Vale do Paraíba, e repetiu a façanha.

Gol é com o artilheiro!
Os times entraram em campo do jeito que a torcida esperava e fizeram um duelo de altíssimo nível. Aos oito minutos, após cobrança de escanteio, o atacante Rodrigo Santiago tocou de cabeça, mas o goleiro Cristiano fez linda defesa. A resposta do Rio Branco saiu aos nove, quando Marcinho cruzou da esquerda e Lincoln tocou de cabeça, a bola bateu na grama e Daniel mandou para escanteio.

O São José seguiu pressionando o Tigre e obrigando o goleiro Cristiano a fazer defesas importantes. Aos 15, William Baiano mandou para dentro da área, o zagueiro André Luís escorou de cabeça, mas o goleiro novamente estava atento. Depois desta oportunidade da Águia do Vale, mas o que se viu somente foi o time de Americana em campo e uma bela partida do artilheiro Lincoln.

Antes do show do chamado “Lingol”, Marcinho fez o goleiro Daniel trabalhar. O lateral-esquerdo cobrou falta com perfeição, mas o goleiro do time da casa espalmou pela linha de fundo. Aos 31, o Rio Branco chegou ao primeiro gol. Lincoln recebeu passe de Romarinho e bateu forte. A bola desviou no zagueiro André Luis e entrou no meio do gol.

Mesmo assim o lance foi confuso, pois a bola furou a rede, acertou a placa de publicidade e voltou para o campo. O árbitro Milton Etsuo Ballerini confirmou o gol, mas os jogadores do São José pressionaram a arbitragem. No tumulto, o técnico Edmilson de Jesus foi expulso de campo.

Após controlar o tumulto, o Rio Branco aproveitou o desespero do São José e chegou ao segundo gol ainda no primeiro tempo. Aos 43, Romarinho invadiu a área e foi derrubado pelo zagueiro André Luís. O árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Lincoln tocou no canto direito de Daniel, que foi na bola e defendeu. No rebote, o artilheiro apenas empurrou e fez o segundo. Este foi o 16º gol do artilheiro isolado da competição.

Reação...
No segundo tempo, o São José se atirou ao ataque para tentar o gol antes dos cinco minutos iniciais e conseguiu. Aos três, William Baiano recebeu na entrada da área, fez o giro e bateu forte para diminuir. O gol recolocou a Águia de volta ao jogo. Após sofrer o gol, o Tigre de Americana passou a explorar as jogadas de contra-ataque.

Em um dos lances rápidos, aos 19, o Tigre poderia fazer o terceiro e garantir a vitória. Junai invadiu a área e, de frente de Daniel, mandou em cima do goleiro. No rebote, Lincoln tocou de cabeça, mas a zaga do São José salvou em cima da linha, livrando o time do Vale do Paraíba de levar o golpe de misericórdia.

O São José teve uma ótima oportunidade para empatar o duelo aos 22. William Baiano driblou três marcadores e saiu de frente com o goleiro Cristiano. Mesmo assim, o camisa 10 preferiu o passe para Renato Santiago, mas a defesa do Rio Branco se recuperou e afastou o perigo da área do Tigre.

Liquidando a vitória!
O Rio Branco chegava mais perto do terceiro, mas se descuidava na defesa. Aos 27, Jobinho quase ampliou em uma cabeçada, mas a bola foi pela linha de fundo. O São José insistia na tentativa de empate e deixou espaços para o time do Tigre. Assim, o Rio Branco quase fez aos 33. Jobinho ganhou na velocidade e cruzou para Lincoln. O atacante tocou de cabeça e Daniel fez a defesa, mas o artilheiro pediu gol. O árbitro não assinalou.

A pressão mudou de lado e o Rio Branco criou duas chances para confirmar a vitória. Na primeira, Jobinho mandou de longe e o goleiro Daniel mandou para escanteio. Na cobrança, Marcinho colocou na cabeça de Lincoln, mas o goleiro novamente defendeu e mandou para escanteio.

O golpe fatal e que acabou com as chances de empate do time da casa veio aos 43 minutos, quando o Tigre assinalou o terceiro gol. Jobinho recebeu lançamento, invadiu a área e chutou para vencer o goleiro Daniel e confirmar os três pontos para o time de Americana.

Próximos Jogos!
Na próxima rodada do Grupo 3, o São José tenta a recuperação fora de casa. O time encara o União São João, sexta-feira, às 16 horas, no Estádio Hermínio Ometto, em Araras. Por outro lado, o Tigre faz o duelo de líderes diante do Sertãozinho, no sábado, às 19 horas, no Estádio Décio Vitta, em Americana.

Ficha Técnica

São José 1 x 3 Rio Branco

Local: Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos
Árbitro: Milton Etsuo Ballerini
Renda: 44.228,00
Público: 5.518 pagantes
Cartões amarelos: Mateus, Gustavo (reserva) [obs: na súmula, quem aparece com cartão é o Danilo Baia, e não Gustavo] e Leandrinho (São José); Marcinho e Carlinhos (Rio Branco)
Gols: William Baiano 3'/2T (São José); Lincoln 31'/1T e aos 44'/1T, e Jobinho 43’/2T (Rio Branco)

São José
Daniel; Ferron, Matheus e André Luís (Flávio); Ivan (Leandrinho), Edmilson, Alexandre, Léo e Gilson; Willian Baiano e Renato Santiago (Baia).
Técnico: Edmilson de Jesus

Rio Branco
Cristiano; Carlinhos, Marcio, Alex e Marcinho; Butti, Everton, Fabio Baiano e Junai (substituído por Tiago Silva, segundo súmula); Lincoln e Romarinho (Jobinho).
Técnico: Geime Rotta.


  • Resultados:

1ª RODADA
25/04 - 19:00Taquaritinga0x3Monte Azul
26/04 - 11:00Flamengo0x0Rio Claro
26/04 - 11:00Sertãozinho2x1União São João
26/04 - 18:30São José1x3Rio Branco


  • Classificação:
Grupo 02

CLUBEPGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Monte Azul31100303100,0
2 Flamengo1101000033,3
3 Rio Claro1101000033,3
4 Taquaritinga0100103-30,0


Grupo 03

CLUBEPGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Rio Branco31100312100,0
2 Sertãozinho31100211100,0
3 União São João0100112-10,0
4 São José0100113-20,0

.

domingo, 26 de abril de 2009

(Off again - atualizando...)

Novamente sem computador, o blog entra em recesso temporário. Mil desculpas a todos os leitores! (21/04/09)

---

Continuo sem computador e sem tempo para lan houses... As atualizações do blog, deste modo, vão continuar capenga por mais tempo, sem muita previsão otimista para retorno regular das postagens. (26/04/09)

Tabela do quadrangular final

O calendário para a fase decisiva ficou assim:

1ª RODADA
25/04 - 19:00TaquaritingaxMonte Azul
26/04 - 11:00FlamengoxRio Claro
26/04 - 11:00SertãozinhoxUnião São João
26/04 - 18:30São JoséxRio Branco

2ª RODADA
01/05 - 16:00União São JoãoxSão José
02/05 - 17:00Rio ClaroxTaquaritinga
02/05 - 19:00Rio BrancoxSertãozinho
03/05 - 15:00Monte AzulxFlamengo

3ª RODADA
09/05 - 16:00Rio BrancoxUnião São João
10/05 - 11:00FlamengoxTaquaritinga
10/05 - 16:00São JoséxSertãozinho
10/05 - 17:00Rio ClaroxMonte Azul

4ª RODADA
15/05 - 20:00União São JoãoxRio Branco
16/05 - 20:00TaquaritingaxFlamengo
17/05 - 11:00SertãozinhoxSão José
17/05 - 15:00Monte AzulxRio Claro

5ª RODADA
23/05 - 20:00TaquaritingaxRio Claro
24/05 - 11:00FlamengoxMonte Azul
24/05 - 11:00SertãozinhoxRio Branco
24/05 - 16:00São JoséxUnião São João

6ª RODADA
31/05 - 10:00Rio ClaroxFlamengo
31/05 - 10:00Monte AzulxTaquaritinga
31/05 - 10:00Rio BrancoxSão José
31/05 - 10:00União São JoãoxSertãozinho


.

Rodada 19: Ranking de Público

Na última rodada da fase classificatória e com todas as partidas começando às 10:00 da manhã de domingo, o seguinte público pagante compareceu aos estádios do interior:
  1. São José: 3. 891
  2. Sertãozinho: 1.106
  3. União São João: 972
  4. Rio Branco: 507 (prejuizo)
  5. Rio Claro: 342 (prejuizo) (obs: 200 ingressos para visitantes, nenhum vendido)
  6. Juventus: 242 (prejuizo)
  7. Sorocaba: 218 (prejuizo)
  8. Catanduvense: 149 (prejuizo)
  9. Ferroviária: 145 (prejuizo)
  10. Rio Preto: 138 (prejuizo)
Dos oito classificados para a segunda fase, cinco foram mandantes nesta rodada, mas apenas 3 deles conseguiram ter lucro com a venda dos ingressos... que lamentável! Rio Branco e Rio Claro se classificaram em 3º e 4º lugares, mas mesmo a sua campanha promissora rumo ao acesso conseguiu atrair mais público que durante toda a fase. Esta, aliás, foi a pior rodada do campeonato em número de público nos estádios, com 70% dos clubes mandantes amargando prejuízo na bilheteria!

Rodada 19: Súmula da partida

São José 1 x 1 Comercial

Local: Estádio Martins Pereira - SJC
Data e Hora: 19/04/2009 - 10:00
Árbitros: Sergio da Rocha Gomes; Fabio Ap. Gomes Ribeiro; Adriana de Almeida Silva; Andre Luis Batista de Oliveira

Escalação São José:
1. Luiz Gustavo Moreira Santos (Gustavo "Hulk")
2. Ivan Luis Saloio (Ivan)
3. Luiz Antonio Linhares Garcia (Ferron)
4. Eder Lima dos Santos (Eder Lima)
5. Edmilson Andre Ricardo (Edmilson)
6. Matheus Bianchim Hansen (Matheus Hansen)
7. Alexandre da Silva Pereira (Alexandre)
8. Odevan Brito dos Santos (Devas)
9. Renato Camargo Santiago (Renato Santiago)
10. Willian de Oliveira Fernandes dos Santos (Willian Baiano)
11. Gilson Gomes do Nascimento (Gilson)

12. Helder Jose Moreira Souza (Helder "Catatau")
13. Eraldo Antonio (Eraldo)
14. Flavio Aurelio de Souza Vasconcelos (Flavio)
15. Leonardo Franco e Silva (Léo)
16. Danilo Ferreira dos Santos (Danilo Baia)
17. Rodrigo Alencar Rosa pereira (Rodrigo Pardal)
18. Jeovanildo Francisco Rosa (Rincón)
Técnico: Edmilson de Jesus Souza

Escalação Comercial:
1. Raoni de Araujo Figueiredo (Raoni)
2. Marcelo Lanza (Marcelo)
3. Felipe Espindola Marques (Felipe)
4. Luiz Henrique da Silva Nunes (Luiz Henrique)
5. Jeferson Alberto Ferreira (Jeferson)
6. Thomas Tadeu Floriano da Silva
7. Darci Aparecido Figueira Camargo
8. Claudionor Soares de Souza (Claudionor)
9. Tulio Renan Souza Xavier
10. Cleverson Henrique Ramos Belarmino (Cleverson)
11. Aroldo de Freitas Neto

12. Josinaldo Fernandes da Silva
13. Thiago Locatelli Fereira
14. jalnir almeida dos Santos (Jalnir)
15. Marcos Paulo da Silva Leal
16. Felipe Augusto Marcolino
Técnico: Gersio Petrini Mucci (interino)

Gols:
64:00 - Comercial - Jalnir (14)
89:00 - São José - Gustavo (1)

Cartões Amarelos:
São José: 2
- 55:00 Ferron (3) - por calçar adversario
- 89:00 Gustavo (1) - por tirar a camisa na comemoração do gol
Comercial: 7

Cartão Vermelho:
- 66:00 Rodrigo Pardal (17) - por atingir adversario com carrinho na disputa de bola.

Substituições:
- 45:00 - sai Edmilson (5) entra Rodrigo Pardal (17)
- 62:00 - sai Ivan (2) entra Danilo Baia (16)
- 76:00 - sai Renato Santiago (9) entra Rincón (18)

Total de Faltas:
São José: 20
Comercial: 21

Acréscimos: 1 minuto no 1º e 7 minutos no 2ºT
-----

Boletim Financeiro:

Ingressos vendidos: 3.891 (*)
Renda Bruta: R$ 31.385,00
Despesas: R$ 9.356,78
Renda Líquida: R$ 22.028,22

(*) Detalhes:
meia arquibancada: 1.815
arquibancada: 1.752
meia cadeira lateral: 52
cadeira lateral: 28
meia cadeira central: 82
cadeira central: 64
setor família: 98 (**)

(**) Obs: (carga à venda: 150) houve confusão na interpretação do alvará judicial sobre idade mínima das crianças, e muitas famílias com crianças menores de 5 anos foram impedidas de acompanhar o jogo. Quem levou o ingresso ao guichê recebeu o dinheiro de volta mas não assistiu ao jogo.

Rodada 19: Classificação com gol do goleiro

São José 1 x 1 Comercial

Foi uma partida apagada onde a Águia não jogou tudo que devia diante da sua torcida, e quase perdeu para o rebaixado Elefante do Noroeste, se não fosse o goleiro estreante que deu uma de artilheiro e marcou o gol salvador do empate.

O time do Edmilson de Jesus, com "defesa equilibrada" não fechou a sua meta a ponto de evitar o primeiro gol que foi marcado pelo fraco adversário num dos seus pouquíssimos ataques, e podia ter terminado a partida derrotado, com atacante Rodrigo Pardal expulso no segundo tempo. No último minuto dos acréscimos, porém, o goleiro Gustavo foi à área apoiar o time na última ofensiva da equipe e, na sua segunda tentativa, marcou um golaço chutando com extrema categoria a bola que lhe sobrou nos pés.

O empate garantiu a classificação à Águia que, de quebra, evitou cair no grupo do líder Monte Azul, caindo para 6ª colocação com 32 pontos.

Com o resultado final da rodada 19, os grupos 2 e 3 ficaram assim definidos:

Grupo 2: Monte Azul (1º) - Rio Claro (4º) - Flamengo (5º) - Taquaritinga (8º)
Grupo 3: União São João (2º) - Rio Branco (3º) - São José (6º) - Sertãozinho (7º)

Confira o que disseram os blogueiros da Águia sobre essa última rodada no Informativo da Águia e Futebol do Vale. Leia também outros blogs: Torcedor da Águia, Águia na Cabeça e Águia Sempre.

No Futebol Interior, a última partida da fase classificatória do São José foi descrita assim:

Goleiro faz aos 52 e evita vexame

São José dos Campos, SP, 19/abril/09 (AFI) - Com um gol aos 52 minutos do segundo tempo, o goleiro Gustavo salvou o São José de um vexame no Campeonato Paulista da Série A2. A Águia arrancou um empate contra o já rebaixado Comercial, por 1 a 1, no Estádio Martins Pereira, no Vale do Paraíba, pela última rodada da competição.

Com este resultado, o time joseense não cumpriu seu objetivo, que era terminar entre os quatro primeiros e ter a vantagem de fazer o último jogo do quadrangular em casa. Ao menos, o clube pode comemorar a classificação, na sexta colocação, com 32 pontos. O Bafo acabou na 18ª colocação, com 16 pontos.

No quadrangular final, o São José fará parte do Grupo 3, que contará ainda com o União São João, Rio Branco e Sertãozinho. A estréia será contra o time de Americana, no Vale do Paraíba.

Faltou acertar o último
Os primeiros 45 minutos foram o típico "ataque contra defesa". O São José, desde o começo, exerceu uma grande pressão sobre o Comercial, que, já rebaixado, jogou sem responsabilidades. Apesar de dominar a partida, os donos da casa sofreram para superar a retranca adversária.

Foram várias chances criadas, mas nenhuma se traduziram em gols. Aos sete minutos, saiu o primeiro lance de perigo para a Águia. O atacante William Baiano cruzou pela direito e o meia Gilson cabeceou para bela defesa do goleiro Raoni. Bola ainda desviou no lateral Marcelinho no meio do caminho.

O jogo prosseguiu com domínio total da equipe joseense pelos minutos seguintes. Aos 13, foi a vez do atacante Renato Santiago desperdiçar ótima oportunidade. A defesa comercialina cedeu espaços, ele conduziu a bola até que sair na cara do gol. Na finalização, contudo, o goleiro Raoni acabou salvando.

Em um dos poucos contragolpes que conseguiu encaixar, quase o Bafo calou a torcida local. Aos 24, o meia Devas perdeu a bola e o atacante Cléberson chutou com perigo rente da trave do goleiro Gustavo. A resposta veio aos 31. William Baiano deu belo drible no volante Thomas e finalizou para grande defesa de Raoni, que espalmou para escanteio.

Zebra no Vale
Na segunda etapa, o São José diminuiu um pouco seu ritmo e a qualidade do jogo também caiu. Melhor para o Comercial, que conseguiu equilibrar mais a partida. Aos 14 minutos saiu o primeiro lance de perigo. O meia Rodrigo Pardal fez grande jogada indivudal e bateu com efeito, para grande defesa do goleiro Raoni, que salvou os visitantes.

Em uma das raras vezes que se aventurou ao ataque, o Bafo acabou abrindo o marcador. O zagueiro Jalnir iniciou contra-ataque ainda no campo de defesa e tocou para Claudionor na esquerda. Este levantou na área e o próprio defensor apareceu como elemento surpresa na área para marcar.

A situação da equipe joseense ficou ainda mais dramática, aos 22, quando Rodrigo Pardal foi expulso por entrada violenta em Claudionor. Embora não tenha apresentado poder de reação, a Águia chegou ao empate por insistência. Aos 52 minutos, o goleiro Gustavo se aventurou ao ataque e deixou tudo igual.

Ficha Técnica

São José 1 x 1 Comercial

Local: Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos
Árbitro: Sérgio da Rocha Gomes
Renda: R$ 31.385,00
Público: 3.891 pagantes
Cartões Amarelos: Ferron (São José); Claudionor, Felipe, Galego, Jalnir, Emerson, Thomas e Raoni (Comercial)
Cartão Vermelho: Rodigo Pardal (São José)
Gols: Gustavo aos 52'/2T (São José); Jalnir aos 19'/2T (Comercial)

São José
Gustavo; Ferron, Matheus e Eder Lima; Ivan (Danilo Baia), Edmilson (Rodrigo Pardal), Alexandre, Devas e Gilson; Willian Baiano e Renato Santiago (Rincón).
Técnico: Edmílson de Jesus

Comercial
Raoni; Marcelinho, Luiz Henrique (Marcos Paulo), Felipe Marques (Jalnir) e Netinho (Felipe); Galego, Thomas, Claudionor e Emerson; Marco Túlio e Cléberson.
Técnico: Gésio Petrini (interino)
-----

  • Resultados:
19ª RODADA
19/04 - 10:00Rio Preto0x1Taquaritinga
19/04 - 10:00União São João2x1São Bernardo
19/04 - 10:00Sertãozinho3x0São Bento
19/04 - 10:00Juventus2x1União Barbarense
19/04 - 10:00Atlético Sorocaba1x2Flamengo
19/04 - 10:00Rio Branco4x1Linense
19/04 - 10:00Rio Claro2x2Monte Azul
19/04 - 10:00Catanduvense4x0Portuguesa Santista
19/04 - 10:00São José1x1Comercial
19/04 - 10:00Ferroviária0x0América


  • Classificação:


CLUBEPGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Monte Azul4119125240182271,9
2 União São João371911442216664,9
3 Rio Branco361999132161663,2
4 Rio Claro321910272522356,1
5 Flamengo32199553022856,1
6 São José32199553327656,1
7 Sertãozinho31199462323054,4
8 Taquaritinga30198652825352,6
9 América29198562120150,9
10 São Bernardo28198472621549,1
11 União Barbarense24197393129242,1
12 São Bento24196672833-542,1
13 Rio Preto231972102121040,4
14 Catanduvense231972103032-240,4
15 Atlético Sorocaba211963102839-1136,8
16 Linense20195592325-235,1
17 Juventus181953112037-1731,6
18 Comercial161944111626-1028,1
19 Portuguesa Santista151943122439-1526,3
20 Ferroviária151936101424-1026,3

.