sábado, 7 de fevereiro de 2009

Outra análise da tabela de jogos

Neste campeonato, como em todos, cada equipe terá metade dos jogos em casa e outra metade fora, precisando viajar para várias cidades do interior paulista.

Pensei no quão essas viagens podem ser cansativas para os jogadores e comissão técnica, cansaço esse que pode refletir negativamente no desempenho do grupo.

Assim, fui checar novamente a tabela, e eis o resultado:

De Rodada 1 até Rodada 9, o São José tem o mando do jogo 5 vezes, e 4 jogos fora, mas sempre nas cidades mais ou menos próximas (Santos, Sorocaba, São Paulo e São Bernardo do Campo). Após a Rodada 9 quando Águia joga em casa com o Flamengo de Guarulhos, ninguém joga no meio da semana. No fim de semana próximo, a Águia tem a sua primeira viagem realmente longa: vai viajar mais de 700 km para enfrentar o Monte Azul, em Monte Azul Paulista pela Rodada 10.

A partir dessa rodada, todas as cidades aonde a Águia precisa ir ficam muito longe, e o calendário não é muito favorável tendendo a piorar à medida em que se aproxima dos jogos finais. Para a Rodada 11 - 4ª feira após domingo à tarde com Monte Azul - a Águia precisa voltar para casa, para enfrentar o Taquaritinga na 4ª de noite; em seguida viaja para Rio Claro para partida na tarde de domingo pela Rodada 12. Mas então, ganha outra semana sem jogo na 4ª, e nem vai viajar pois na Rodada 13 receberá em casa o Rio Branco no domingo e Rio Preto na 4ª pela Rodada 14.

E aí começa a verdadeira maratona. Após jogo em casa contra Rio Preto na 4ª, a Águia viaja até Sertãozinho para jogar no domingo às 11:00 pela Rodada 15; como novamente não tem jogo na 4ª, o time terá que voltar, para novamente pegar a estrada no meio da semana para jogar contra União São João de Araras na 6ª feira de noite (Rodada 16). O time deverá voltar, então, para enfrentar em casa a Ferroviária na 4ª à noite, pela Rodada 17. A Rodada 18 acontece logo após, no domingo às 10:00 em Lins jogando contra o Linense, encerrando a via-crucis, pois a Rodada 19 contra Comercial - a última da Fase 1 - será novamente em casa no domingo seguinte no mesmo horário (10 da manhã).

Resumo das partidas "difíceis" devido ao cansaço acumulado:

Rodada 11: (11/março, 4ª às 20:00) São José x Taquaritinga
Rodada 12: (15/março. domingo ás 16:00) Rio Claro x São José (<- a mais difícil!)
Rodada 15: (29/março, domingo às 11:00) Sertãozinho x São José
Rodada 18: (12/abril, domingo às 10:00) Linense x São José

Moral da história: a Águia tem que acumular o máximo de pontos nessa primeira etapa do campeonato (até a Rodada 10), pois as contusões e cartões fatalmente acontecerão desfalcando e enfraquecendo o time, e jogadores vão ressentir as repetidas e longas viagens a partir da Rodada 11.

Esquema Kamikaze!

Ai, minhanossassenhora! será que a moda vai pegar?... Se pegar e der certo, o Valter Ferreira vai entrar na história do futebol brasileiro como o técnico de maior capacidade de inovação dos últimos anos e a Águia como o precursor vitorioso do esquema tático perigoso que vou batizar aqui como "esquema KAMIKAZE" - que mata o torcedor de ataque cardíaco antes do apito final!!!

Olha só o que saiu no site do Futebol Interior:

São José x América - Duelo de gigantes na Série A2!

São José dos Campos, SP, 07 de fevereiro (AFI) – No Campeonato Paulista da Série A2 tudo está embolado, porque seis times somam sete pontos e estão empatados na primeira colocação. Neste domingo, a quarta rodada será encerrada com mais sete partidas, com destaque para o jogo entre São José e América, que se enfrentam às 10 horas, no Estádio Martins Pereira. Os dois estão no bloco com sete pontos.

Na última rodada, o time do Vale do Paraíba venceu o São Bento, por 4 a 2, fora de casa. O destaque ficou para o golaço do atacante Renato Santiago, que mandou do meio-campo. Por outro lado, o América passou pelo Comercial, por 1 a 0, em casa.

Evolução!
A palavra evolução tem ganhado destaque no São José. O técnico Valter Ferreira (foto) acredita que o elenco teve uma melhora considerável nos dois últimos jogos, pois ambos terminaram com vitórias da Águia do Vale.

“Somente na sexta ou sétima rodada iremos chegar no nosso melhor patamar. Nosso ideal no momento é ir melhorando aos poucos, mas sempre mantendo a média e permanecendo entre os primeiros colocados”, disse.

A volta!
Depois de ficar ausente por dois jogos devido a uma contusão na coxa direita, o meia-atacante Cacique finalmente foi liberado pelo departamento médico e participou normalmente do coletivo da manhã desta sexta-feira, no Teixeirão. Assim, ele vai para o jogo.

A novidade fica por conta do esquema do técnico Carlos Rossi, que vai jogar no esquema 3-6-1. A entrada do zagueiro Paulo Henrique, no meio-campo, a saída do lateral-direito Juninho, que dá lugar para Vander e o aproveitamento de um só atacante na frente, justamente Canela.

Ficha Técnica de São José x América

Local: Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos-SP
Data: 08/02/2009
Horário: 11 horas
Árbitro: Marcos Silva dos Santos Gonçalves

São José: Daniel; Éder Lima, Ferron e Eraldo; Léo, Alexandre, Flavio, Willian Baiano e Michel; Alex Cortês e Rodrigo Pardal. Técnico: Valter Ferreira

América: Tutti; Mirita, Rafael Silva e Paulo Henrique; Vander, Bele, Fabrício, Thiago Floriano, Cacique e Rafinha; Canela. Técnico: Carlos Rossi

[nota: negrito por minha conta]
-----

Bom... a nossa equipe está treinando nesse esquema kamikaze com apenas um atacante e sem laterais ou alas há muito tempo e conhece bem as suas falhas e oportunidades. Assim, possivelmente não será grande problema para os meninos encontrarem o caminho da vitória mais uma vez.

Ah! mas que esse embate vai ser uma LOUCURA, isso vai!

Força, Águia! Vamos voar alto, rumo a A1 !!!

(Adendo: acho que a escalação do Edmilson neste jogo vai ser imprescindível! espero que Valter não se esqueça desse coringa que temos na equipe!)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Rodada 3: Público

Pelos boletins financeiros publicados no site da FPF, tivemos o seguinte quadro de ingressos vendidos:

  1. Sertãozinho: 1.515
  2. União Barbarense: 1.381
  3. São Bento: 748
  4. Juventus: 441
  5. Rio Branco: 386
  6. Catanduvense: 359
  7. São Bernardo: 358
  8. União São João: 302
  9. Taquaritinga: 300
  10. América: 140
Mesmo considerando que essa rodada aconteceu na noite de 4ª feira chuvosa, convenhamos, é muito pouco! Somente os 3 primeiros tiveram alguma renda positiva após desconto das despesas, todos os demais tiveram prejuízo. Como será que esses times sobrevivem?!

A propósito, o Futebol Interior começou a publicar o ranking de público também. O site não faz distinção entre os clubes grandes e pequenos, listando todos os 60 clubes inscritos para disputa dos campeonatos (séries A1, 2 e 3) deste semestre. E após duas rodadas, São José está entre os clubes de maior torcida ocupando a 17ª posição com a bilheteria do domingo passado - 2.307 ingressos vendidos, e atrás da AA Sorocaba na 14ª colocação com total de 2.919 ingressos vendidos (mas... a torcida do são Bento estava lá também, deviam dividir o número por dois!) e União Barbarense, em 16º lugar com 2.409 ingressos vendidos.

E uma observação que merece destaque: o Futebol Interior comete (outro) erro ao afirmar que FPF computa o número de torcedores que entraram com ingresso de torcedor-família. Isso NÃO é verdade! O total de ingressos vendidos, publicado nos boletins financeiros, é diferença entre o total de ingressos confeccionados e a soma simples dos devolvidos, sem levar em consideração os que entraram "de graça". Assim, os dados da Federação e da tabela do FI - que se baseia nos boletins da FPF - são sempre MENORES que a quantidade real de público presente nos jogos considerados.

A tabela (confeccionada sem dados da rodada 3 da série A2) pode ser conferida aqui.

No próximo domingo, vamos bater esses números e subir nessa tabela! Não é à toa que as Torcidas Organizadas do São José se proclamam a MAIOR TORCIDA DO INTERIOR! Vamos provar isso, lotando o Martins Pereira no dia 08!

Rodada 3: Súmula da partida

Rodada 3: São Bento 2 x 4 São José

Local: Estádio Walter Ribeiro (Sorocaba)
Data e Hora: 04/fev/2009 20:30
Árbitros: Wander Escandino; Ricardo Garcia Genaro; Humberto Lellis Talarico Leite; Ricardo Brigagão Silveira.

Escalação São José:
1. Daniel (Daniel Luiz Flumignan)
2. Ferron (Luiz Antonio Linhares Garcia)
3. Eraldo (Eraldo Antonio)
4. Eder Lima (Eder Lima dos Santos)
5. Flavio (Flavio Aurelio de Souza Vasconcelos)
6. Alexandre (Alexandre da Silva Pereira)
7. Léo (Leonardo Franco e Silva)
8. Willian Baiano (Willian de Oliveira Fernandes dos Santos)
9. Alex Cortes (Alex Cortes de Oliveira)
10. Rodrigo Pardal (Rodrigo Alencar Rosa Pereira)
11. Michel (Michel Araujo Santos)

12. Gustavo (Luiz Gustavo Moreira Santos)
13. Carlos Alexandre (Carlos Alexandre Zacarias Carvalho)
14. Gilson (Gilson Gomes do Nascimento)
15. Fabio de Souza
16. Juninho (Adeval Ignacio Pereira Junior)
17. Referson (Referson Luiz de Lima)
18. Renato Camargo Santiago

Escalação São Bento:
1. Fernando Yamada "Yamada"
2. José Henrique Gocçalves Fonseca
3. Pedro Paulo da Silva
4. Cristiano Machado da Conceição "Cristiano"
5. Angelo Sampaio Benedetti
6. Caio Villela Pinheiro Lima da Costa
7. Leandro Porto Lourenço "Leandro Porto"
8. Fabio Garcia de Oliveira
9. Anderson Clayton de Oliveira
10. Celso Herculano da Silva
11. Ricardo Teixieira Oliveira

20. Gabriel Christoni Leite
13. Marcelo Lanza
14. Reginaldo Oliveira Silva
15. Renan de Carvalho Luiz
16. Osni Purificação Neto "Neto"
17. Wagner David Santos de jesus
18. Tiago Jordan de Lima

Técnico: Wagner Dos Anjos

Gols:

1) 07:00 1T: (São José) Léo (7)
2) 18:00 1T: (São Bento) Leandro Porto (7)
3) 11:00 2T: (São José) Flavio (5)
4) 22:00 2T: (São José) Cristiano (4) "contra"
5) 43:00 2T: (São Bento) Neto (16)
6) 44:00 2T: (São José) Renato Santiago (18)

Cartões Amarelos:

São José: 3
- Alexandre (6)
- Flavio (5)
- Ferron (2)

São Bento: 3

Substituições São José:

29" 2T:
sai Alex Cortes (9), entra Renato Santiago (18);
sai Rodrigo Pardal (10), entra Juninho (16);
sai Willian Baiano (8), entra Fabio de Souza (15)

Faltas cometidas:

São José: 24;
São Bento: 14
=======================

Boletim Financeiro:

Ingressos vendidos: 748
Renda Bruta: R$ 5.905,00
Despesas: R$ 3.539,25

Renda Líquida: (5905,00 -3539,25) - 5% INSS = R$ 2.070,50

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Rodada 3: Brilho dos "meninos da casa"

São Bento 2 x 4 São José

O Valter Ferreira ainda vai matar algum torcedor da Águia do coração! Após 1º tempo sufocado e sofrido, empatado em 1x1, além de um possível pênalti não assinalado (ainda bem!) e um jogo absolutamente confuso e cheio de erros da nosa equipe, a Águia voltou transfigurada no 2º tempo ganhando com todo o mérito este jogo espetacular. E, para aumentar ainda mais a alegria dos torcedores "tradicionais", os gols foram marcados todos pelos meninos da casa! O 1º e o 3º pelo Léo (o 3º é controverso, pode ter sido um contra do adversário mas o mérito continua sendo do Léo!), o 2º do Flávio, e o 4º, um GOLAÇO do Renato Santiago, nosso artilheiro de 2002 e eternamente apaixonado pela Águia do Vale.

Claro que toda a equipe trabalhou unida, sem distinção entre os meninos de casa e os que vieram somar, com boa atuação de todos (descontados os muitos erros do 1º tempo...) Agora sim, começo a ter esperanças, nosso time tem a maior artilharia deste campeonato em 3 jogos (9 gols ao todo) e segundo maior saldo de gols; se depender da raça, vontade e união desses jogadores, seremos sérios candidatos à ascensão!

PARABÉNS, ÁGUIA! Vamos alçar vôo rumo a A1 !!!

  • Resultado:
3ª RODADA
04/02 - 16:00São Bernardo2x3Rio Claro
04/02 - 16:00Juventus1x0Ferroviária
04/02 - 19:30União São João0x1Atlético Sorocaba
04/02 - 20:00América1x0Comercial
04/02 - 20:00União Barbarense2x1Portuguesa Santista
04/02 - 20:00Rio Branco0x0Monte Azul
04/02 - 20:00Catanduvense2x0Flamengo
04/02 - 20:30Sertãozinho0x0Rio Preto
04/02 - 20:30São Bento2x4São José
04/02 - 20:30Taquaritinga1x0Linense

  • Classificação:

CLUBEPGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 América7321051477,8
2 Taquaritinga7321051477,8
3 São José7321096377,8
4 Rio Branco7321041377,8
5 Rio Claro7321053277,8
6 Rio Preto7321020277,8
7 União Barbarense6320187166,7
8 Atlético Sorocaba5312032155,6
9 Sertãozinho4311144044,4
10 União São João4311144044,4
11 Juventus4311134-144,4
12 Comercial3310233033,3
13 São Bernardo3310256-133,3
14 Catanduvense3310226-433,3
15 Monte Azul2302112-122,2
16 São Bento2302146-222,2
17 Portuguesa Santista1301224-211,1
18 Ferroviária1301213-211,1
19 Flamengo1301226-411,1
20 Linense0300314-30,0

-----

E no Futebol Interior, a notícia saiu após eu ter publicado este post; mas vamos à transcrição:

Olha a degola ali e a ponta aqui!

Sorocaba, SP, 04/Fevereiro (AFI) – Se a zona de rebaixamento já puxa os pés do São Bento, o São José já coloca uma mão na liderança do Campeonato Paulista da Série A2. Na noite desta quarta-feira, no CIC, em Sorocaba, o São Bento foi goleado pelo São José, por 4 a 2, pela terceira rodada do Campeonato Paulista da Série A2.

Com o resultado o torcedor protestou contra o time do Bentão, que agora se mantém com míseros dois pontos, na 16ª colocação. Enquanto isso, o São José tem sete pontos, na terceira posição.

Iguais
No primeiro período, o jogo ficou no 1 a 1. O São Bento não se encontrou e o São José atuou nos contra-ataques sempre levando perigo. A Águia do Vale fez 1 a 0 aos 7 minutos, num gol de Léo, após arremate de média distância que venceu o goleiro Yamada.

Aos 13 minutos, o Bento quase marcou com Leandro Porto e aos 17, Pedro Paulo mandou e o goleiro Daniel pegou. O gol de empate do Bentão veio aos 18. Após uma confusão na área, Leandro Porto aproveitou e empurrou para as redes: 1 a 1. O São Bento ainda teve chances para virar, com Pedro Paulo aos 28, Celsinho aos 31 e 35 minutos e Henrique aos 41 minutos.

Águia melhor
No segundo tempo tudo deu certo para o São José e o Bentão falhou em vários momentos e isso foi fatal. Tomou o segundo gol aos 12 com Flávio, numa falha da defesa azul e branca.

Em seguida Daniel espalmou uma cabeçada de Cristiano e Clayton bateu logo em seguida por cima. O São José fez 3 a 1 aos 22 com um gol contra de Cristiano, 3 a 1 [nota: era para ser do Léo!].

No fim do jogo o Bentão tentou reagir com um gol de Neto aos 45 minutos, mas logo em seguida, na saída de bola, enquanto os jogadores do Bento comemoravam, o atacante Renato Santiago mandou de longe e fez 4 a 2.

Próximos jogos
O próximo jogo do São Bento é domingo, 10 horas contra o Rio Preto fora de casa. Enquanto isso o São José pega o América, domingo no Vale do Paraíba, 11 horas.

Ficha Técnica


Local: Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba-SP
Árbitro: Wander Escardine
Cartões amarelos: Yamada, Pedro Paulo e Ângelo (São Bento); Alexandre (São José)
Gols: Leandro Porto, aos 18/1T e Neto aos 45/2T (São Bento); Léo, aos 7/1T, Flávio, aos 12/2T, Cristiano contra, aos 20/2T e Renato Santiago, aos 46/2T (São José)

São Bento
Yamada; Henrique, Cristiano, Pedro Paulo e Caio (Marcelinho); Ângelo, Fábio Garcia (Neto), Celsinho e Ricardo (Ricardo <- errado! quem entrou foi Wagner Davi); Leandro Porto e Clayton.
Técnico: Wagner dos Anjos

São José
Daniel; Éder Lima, Ferron e Eraldo; Léo, Alexandre, Flavio, Willian Baiano (Fabio Souza) e Michel; Alex Cortês (Juninho) e Rodrigo Pardal. (Renato Santiago).
Técnico: Walter Ferreira
----------

Confira também os comentários dos blogueiros, acessando: Informativo da Águia, Torcedor da Águia e Futebol do Vale.

Rodada 2: Súmula da Partida

Rodada 2: São José 4 x 2 União Barbarense

Local: Estádio Martins Pereira (SJC)
Data e Hora: 01/fev/2009 11:00
Árbitros: Valter Pimentel; Alexandre Basilio Vasconcelos; Fabio Luiz Freire; Edson Pereira Santana.

Escalação São José:
1. Daniel (Daniel Luiz Flumignan)
2. Ferron (Luiz Antonio Linhares Garcia)
3. Eraldo (Eraldo Antonio)
4. Eder Lima (Eder Lima dos Santos)
5. Flavio (Flavio Aurélio de Souza Vasconcelos)
6. Tarcisio (Tarcisio Franco da Silva)
7. Léo (Leonardo Franco E Silva)
8. Willian Baiano (Willian de Oliveira Fernandes dos Santos)
9. Alex Cortes (Alex Cortes de Oliveira)
10. Rodrigo Pardal (Rodrigo Alencar Rosa Pereira)
11. Michel (Michel Araujo Santos)

12. Gustavo (Luiz Gustavo Moreira Santos)
13. Leandrinho (Leandro Eleuterio de Souza)
14. Alexandre (Alexandre da Silva Pereira)
15. Referson (Referson Luiz de Lima nº 548/09)
16. Gilson (Gilson Gomes do Nascimento)
17. Fabio de Souza (Fabio de Souza nº 5213/08)
18. Renato Santiago (Renato Camargo Santiago)
Técnico: Valter Ferreira

Escalação União Barbarense:
1. Thiago Passos Santos
2. Sergio Rodrigo Penteado Dias
3. Fernando Voltolini
4. Marcos Paulo dos Santos
5. Glauber Vian Correa
6. Alcir Vieira de Lima
7. Luis Carlos Bachin Junior "Bachin"
8. Marcelo dos Santos
9. Emilio Cclaudio Nazatto
10. Diego dos Santos Morais
11. Carlos Cesar dos Santos

12. Sergio roberto Vitori
13. Dayvison Almeida de Freitas
14. Anderson Santos Conceição
15. Roberto Henrique da silva
16. Alex Nogueira da Silva Luz
17. Bruno Luiz do nascimento Desiderio
18. Otaviano Salles de Oliveira Junior
Técnico: Edson Roberto Vieira

Gols:
1) 26:00 1T: (U. Barbarense) Diego dos Santos Morais (10)
2) 28:00 1T: (U. Barbarense) Carlos Cesar dos Santos (11)
3) 35:00 1T: (São José) Ferron (2)
4) 41:00 1T: (São José) Rodrigo Pardal (10)
5) 43:00 1T: (São José) Michel (11)
6) 44:00 1T: (São José) Willian Baiano (8)
7) 04:00 2T: (U. Barbarense) Luis Carlos Bachin Junior (7)

Substituições São José:
- 09" 2T: Flávio (5) por Alexandre (14)
- 16" 2T: Willian Baiano (8) por Fabio de Souza (17)
- 24" 2T: Léo (7) por Leandrinho (13)

Cartões Amarelos:
São José:
- Ferron (2) aos 30" 1T;
- Willain Baiano (8) aos 42" 1T
- Leandrinho (13) aos 31" 2T
Barbarense: 2

Faltas:
São José: 20
U. Barbarense: 18
===================

Boletim Financeiro:

Ingressos vendidos: 2.307
Público calculado: 2.803 (*)
Renda Bruta: R$ 20.109,00
Despesas: R$ 5.311,76

Renda Líquida: (20.109,00 - 5.311,76) = R$ 14.797,24

(*) Ingressos vendidos:

965 meia arquibancada;
979 arquibancada;
44 meia cadeira lateral;
49 cadeira lateral;
74 meia cadeira central
72 cadeira central
124 setor família, equivalente a 620 espectadores (5 pessoas por ingresso)

Despreparo dos dirigentes de futebol

Saiu no Futebol Interior um artigo sobre a troca-troca dos técnicos nos clubes, cujo trecho reproduzo abaixo. O artigo, na sua íntegra, pode ser lido aqui.

"A injusta dança dos técnicos

A safra de dirigentes do Interior paulista é ruim. Talvez, por isso, eles cometam tantos erros. Um dos exemplos bem recente é a constante mudança de técnicos. Na verdade, alguns cartolas, atiram nas costas dos treinadores a sua incompetência na falta de planejamento.

Vamos aos exemplos. A Portuguesa foi rebaixada ano passado da Série A para a Série B do Brasileiro e, mesmo assim, manteve o técnico Estevam Soares no cargo. Este foi o primeiro erro, porque uma mudança seria salutar. Mas depois, logo na primeira derrota da Lusa (1 a 0 para o Guarani) demitiu o técnico. Outro erro. É a incoerência da direção da Lusa.

Na Série A2, o Linense serve como outro bom [mau!] exemplo. Fez toda a pré-temporada com Ney da Mata, mas ele perdeu na estréia em casa para o Rio Preto, por 1 a 0, e acabou mandado embora. Na Série A3, outro velho clube conhecido em cometer falhas: o XV de Piracicaba. Armou o time com Betão, que caiu após a primeira rodada. E depois os dirigentes quinzistas ainda foram antiéticos ao tirar Emerson Alcântara do Penapolense.

Os resultados são cobrados no futebol, mas as campanhas ruins não podem ser atiradas somente nos ombros dos treinadores. É preciso planejar em cima de experiência e conhecimento."

[nota: negritos e itálicos por minha conta]

Por enquanto, Valter Ferreira é o comandante da Águia desde a Copa FPF de 2008. A experiência de manter o técnico de uma temporada para outra não é novidade para o São José; o Toninho Moura ficou por aqui por 3 temporadas e mais um pouco (contratado desde o final da Copa FPF de 2006 e demitido após a não classificação do time para 2ª fase do Campeonato A2 de 2008). Mas no caso do São José, fico na dúvida se essa permanência dos técnicos seria, de fato, prudência, confiança na sua experiência, ou não seria insegurança dos dirigentes em relação ao seu próprio conhecimento acerca do futebol... De qualquer modo, desejo sorte para o Valter, que a sua tática diferente surta efeito positivo entre as 4 linhas!

Rodada 1: Súmula da partida

Cameponato Paulista Série A2 2009

Rodada 1: AA. Portuguesa 1 x 1 São José

Local: Estádio Ulrico Mursa (Santos)
Data e Hora: 25/jan/2009 16:00
Árbitros: Paulo Roberto de Souza Jr.; Giulliano Neri Colisse; Orlando Massola Junior; Alessandro Darcie

Escalação São José:
1. Daniel Luiz Flumignan "Daniel"
2. Eraldo Antonio "Eraldo"
3. Eder Lima dos Santos "Eder Lima"
4. Alexandre da Silva Pereira "Alexandre"
5. Flavio Aurelio de Souza Vasconcelos "Flavio"
6. Tarcisio Franco da Silva "Tarcisio"
7. Leonardo Franco E Silva "Léo"
8. Fabio de Souza "Fabio"
9. Alex Cortes de Oliveira "Alex Cortes"
10. Willian de Oliveira Fernandes dos Santos "Willian Baiano"
11. Michel Araujo Santos "Michel"

12. Luiz Gustavo Moreira Santos "Gustavo"
13. Edmilson Andre Ricardo "Edmilson"
14. Pedro Bacha "Pedro Bacha"
15. Gilson Gomes do Nascimento "Gilson"
16. Adeval Ignacio Pereira junior "Juninho"
17. Renato Camargo Santiago "Renato Santiago"
18. Rodrigo Alencar Rosa Pereira "Rodrigo Pardal"

Comissão Técnica São José:
Técnico: Valter de Souza Ferreira - 32592735
Médico: Frederico Segneto - 85865
Preparador: Altamir Vicente Ferreira Jr. - 004198
Massagista: Cristian Ap. dos Reis Azevedo - 24238585

Poruguesa Santista:
1. Fernando Celso Lafraya Hilario "Fernando"
5. José Carlos Durval
11. Luis Antonio Guidotti Junior
3. Franque Trevisan Rampelotto
4. Luis Roberto Machado
9. Eydison Teofilo Soares
6. Willian da Silva Gomes dos Santos
10. William de Oliveira Saldanha
7. Jorge dos Santos Costa
2. Cleiton manoel dos Santos
8. Luciano Xavier Lisboa
16. Everton de Oliveira Silva
12. Alexandro Pereira
18. Vagner da Silva Pinho
13. Diego Rufino Souto
15. Andre Moura da Silva14. Jailson Passos Belmoque
17. Italo de Souza Marcolino

Comissão Técnica:
Técnico: rodrigo Pestana Jorquera
Médico: André Kuis Andreolo
Preparador: Gerson Oliveira Rocha
Massagista: Adriano Bellintani Tambosi


Gols:
1) 18:00 1T: (AA Portuguesa) Eydison Teófilo Soares (9)
2) 45:00 2T: (São José) Rodrigo Pardal (18)

Substituições
- São José:
0:00 2T: sai Léo (7) entra Rodrigo Pardal (18); sai Alex Cortes (9) entra Renato Santiago (17)
16:00 2T: sai Fabio de Souza (8) entra Juninho (16)

Cartões Amarelos:
São José: 1
- 26:00 1T: Tarcisio (6)
Portuguesa: 5

Cartão Vermelho:
Portuguesa Santista: (36:00 2T) Luciano Xavier Lisboa (8)

Faltas:

São José: 20
Portuguesa: 23


Boletim financeiro:

Ingressos vendidos: 649
Renda Bruta: R$ 4.225,00
Despesas: R$ 5.211,33

Renda Líquida: R$ - 986,33 (prejuízo)

-----

O que não dá para entender nessa súmula são as "despesas diversas" que não engloba nem impostos, nem manutenção do estádio, policiamento ou ambulância... e custou à Portuguesa mais da metade da renda bruta (R$ 2.206,65) De todo modo, essas despesas parecem ser mais ou menos fixas, então o que os torcedores têm que fazer é assegurar ao clube uma renda superior a R$ 6.000,00.

Últimas do Bruno

Acabo de encontrar uma notícia sobre Bruno, o nosso ex-meia atacante. A notícia saiu publicada ontem no site da Federação. Abaixo a notícia:

03/Fevereiro/2009, por Marcelo Braga

"O meia-atacante Bruno Celeste, que havia pedido sua liberação do elenco do Monte Azul, arrependeu-se e pediu para retornar ao clube. Já integrado ao grupo, o atleta fica à disposição do técnico Edison Só para a partida desta quarta-feira, às 20 horas, contra o Rio Branco, em Americana. “É um bom jogador, com capacidade de criação, o que hoje em dia faz muita falta para qualquer clube. Esperamos que ele volte bem e dê conta do recado nas próximas partidas”, analisou Edson Mendonça, supervisor de futebol do clube."

Então, foi ele que não queria permanecer lá... tomara que agora ele se acerte e brilhe neste campeonato. Força, Bruno!


O link para a íntegra da notícia está aqui.

Adendo (em 05/fev/2009): Bruno é a esperança do Monte Azul :) Voltou ao clube no início da semana e já entrou em campo para jogar nesta 4ª. Ontem, dia 4, pela 3ª rodada do campeonato, ele entrou no 2º tempo contra Rio Branco. Infelizmente, o seu time não marcou nenhum gol, mas o seu companheiro Ricardo Villa (nosso ex-zagueiro) e outros defenderam bem o seu time. assim, o jogo terminou empatado em 0 x 0. (André Bilinha também foi titular, devemos nos orgulhar?) Boa atuação, Villa. E melhor sorte da próxima vez, Bruno! Faça os gols lindos que eu sei que vc ainda sabe fazer.

Rodada 2: público no Martins Pereira

Levantamento feito nos Boletins Financeiros da FPF deu o seguinte ranking de público:

Rodada 02:
  1. Sorocaba: 2.919
  2. São José: 2.307 (965 meia arq.; 979 arq.; 44 meia cad. lat.; 49 cad. lat.; 74 meia cad. central; 72 cad. central; 124 família - o que perfazem 2.803 espectadores)
  3. Sertãozinho: 1.259
  4. Rio Claro: 876
  5. Juventus: 759
  6. Rio Preto: 671 (líquido a receber: a fortuna de R$ 35,43!)
  7. Rio Branco: 592
  8. Catanduvense: 404
  9. União São João: 258
  10. Ferroviária: 168 prejuízo

Vale lembrar que esses dados são calculados a partir dos bordelôs entregues à comissão da FPF, e são a diferença entre os bilhetes confeccionados e as sobras devolvidas logo após o jogo. O que significa que não são computadas as entradas vendidas à parte pelos clubes a seus sócios especiais, por exemplo, e possivelmente tampouco fazem distinção entre uma entrada inteira individual e aquela vendida para o torcedor-família que com apenas uma entrada tem direito a cinco pessoas (dois adultos e 3 crianças de até 14 anos).

O número de publico presente, anteriormente citado, deve ter levado em consideração a presença dos torcedores-família (150 ingressos significam até 750 espectadores) E houve no São José a "venda" antecipada de todos os ingressos dos jogos no Martins Pereira, a título de colaboração. O valor estipulado era de R$ 3.000,00 com direito a duas cadeiras centrais mais uma vaga no estacionamento - um absurdo para um torcedor comum, mas que segundo a diretoria, visava as empresas locais e que estava tendo relativamente boa recepção... Outros clubes também adotaram medidas semelhantes, e por isso nem sempre o valor calculado corresponde à quantidade real de público presente.

Quanto ao público na cidade de Sorocaba, o jogo foi o clássico da cidade, um embate entre os seus dois clubes, o AA Sorocaba, mandante, e São Bento que também é de Sorocaba (com quem vamos jogar amanhã, 4ª feira, lá) Daí, o número de torcedores "dobraram" já que ambos os clubes devem ter atraído os seus torcedores para o estádio. Vamos ver quantos torcedores São Bento consegue trazer para esse jogo de amanhã.

Segundo comentaristas da Rádio Bandeirantes, o público presente neste domingo foi estimado em cerca de 3.800 espectadores, mas não há como provar essa afirmação...

Uma sugestão para o clube: coloquem catracas próprias e realmente funcionais na entrada para poder contar o número efetivo de público ingressante no estádio. Ou, peçam a Urban e ou à Prefeitura essa providência, já que o estádio é da Urban e serve outros clubes da cidade, como o Primeira Camisa. (Catracas para os que adquiriram os ingressos antecipados também devem funcionar!)

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Rodada 2: Chuva de gols e 1ª vitória

São José 4 x 3 União Barbarense

Sob o sol escaldante, os 2.790 espectadores presentes no Martins Pereira tiveram muita emoção neste 1º jogo do Campeonato em casa. Não faltaram virada de jogo - ESPETACULAR! -, uma enxurrada de gols feitos e perdidos na trave e até gol perdido num pênalti e outro feito mas anulado, num jogo equilibrado de dois times que ainda têm muito a aprender e crescer. Particularmente, ainda estou preocupada com o desempenho do nosso time que continua sem muita estratégia... Os jogadores ainda estão dando cabeçadas entre si e não tem bons alas e menos ainda laterais, sendo improvisados jogadores da zaga e volantes, mas não vejo nenhum esquema estabelecido para decidir quem vai cair pelas laterais. Se isso é proposital para confundir o adversário, parece que confunde também os nossos jogadores... A coisa boa é que a equipe aparenta ao menos um bom entrosamento psicológico, o que é importante para crescer.

Depois do jogo, soube-se que dois jogadores que foram substituídos (Flávio e Willian Baiano) no 2º tempo saíram do campo não por alteração tática, mas devido ao mal estar que sentiram com o café-da-manhã (ambos vomitaram antes do jogo; alerta máxima ao cozinheiro do hotel!); a substituição do Léo também foi devida ao cansaço do atleta (cãimbra). Pudera, com o sol que fazia, esforço físico extra era e é mais do que previsível, mesmo com dois minutos de parada para a hidratação (2 jogadores já haviam sido substituídos). Mais uma vez, esse horário de 11 da manhã provou não ser bom, nem para os atletas nem para o público.

Leia outros comentários dos blogueiros sobre o jogo: Informativo da Águia, Blog do Torcedor da Águia e Futebol do Vale.

E no site do Futebol Interior saiu a seguinte notícia:

"São José 4 x 3 União Barbarense - Mas que jogo...

O União Barbarense conheceu, neste domingo, sua primeira derrota no Campeonato Paulista da Série A2. O Leão da Treze abriu dois gols de vantagem, mas a defesa falhou muito, o time levou a virada ainda no primeiro tempo e acabou derrotado pelo São José por 4 a 3, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, pela segunda rodada

Diego e Bachin, que já haviam marcado contra o Sertãozinho na estreia (vitória por 3 a 2), em casa, novamente balançaram a rede a favor do União. César também deixou o seu, e ainda por cima um golaço de fora da área. Aproveitando os espaços deixados pela zaga, Ferron, Rodrigo Pardal, Michel e Willian Baiano marcaram os gols da vitória da Águia.

O jogo
Os primeiros minutos de jogo no Vale do Paraíba foram de pressão da Águia, com várias jogadas de perigo e bolas alçadas à área. Aos 16 minutos, Alex Cortês cabeceou à queima roupa e Thiago Passos fez milagre. A primeira oportunidade de gol do União veio no minuto seguinte, aos 17, quando César arriscou de fora de área e assustou o goleiro Daniel.

No momento em que o São José mantinha-se melhor em campo, o time barbarense mudou a postura e abriu o placar. Aos 26 minutos, Diego completou cruzamento de César, armado em contra-ataque rápido, e colocou nas redes. Apenas dois minutos depois, aos 28, César ampliou. O meia chutou da intermediária e acertou o canto esquerdo, marcando um golaço.

A vantagem obtida em dois minutos foi desfeita em nove, em lances onde a zaga unionista falhou seguidamente dando espaços ao time da casa. Aos 36min, após dividida, Ferron diminuiu. O empate saiu de cabeça com Rodrigo Pardal, aos 42 minutos. Michel, lançado em profundidade, virou aos 44, e Willian Baiano fez o quarto gol aos 45’.

Acordou
Depois dos minutos de desatenção no final do primeiro tempo, o Leão da Treze acordou no começo da segunda etapa. Aos dois minutos, Mazinho, que havia acabado de entrar, acertou a trave. Mas o gol veio depois, aos 4min, quando Bachin completou cruzamento de César e diminuiu. O próprio Bachin teve chance de empatar aos 16, mas não aproveitou.

O São José poderia ter matado o jogo aos 27 minutos. Fernando derrubou atacante na grande área e o arbitrou marcou pênalti. Michel bateu na trave e desperdiçou. O União cresceu para buscar o empate após a penalidade perdida e quase conseguiu. Aos 33, o atacante Emilio parou no goleiro Daniel e César, aos 35, novamente na trave.

Aos 42 minutos, Alex Cortês marcou o quinto da Águia, mas a arbitragem invalidou o lance apontando impedimento. Aos 47, Bruno Poá recebeu de Emilio na grande área e bateu por cima da meta de Daniel, na última chance do União empatar a partida.

Próximos Jogos
Na próxima rodada, o União Barbarense volta a se apresentar diante da torcida. O Leão da Treze recebe a Portuguesa Santista, na quarta-feira, às 20h, no estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães, em Santa Bárbara d’Oeste. Já o São José viaja até a Sorocaba e enfrenta o São Bento, também na quarta, às 20h30, no estádio Walter Ribeiro.

Ficha Técnica

São José 4 x 3 União Barbarense


Local: Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP)
Árbitro: Valter Pimentel (SP)
Cartões Amarelos: Ferron e Willian Baiano (São José); Glauber e Fernando (União Barbarense)
Gols: Ferron, aos 36’/1T, Rodrigo Pardal, aos 42’/1T, Michel, aos 44’/1T, e Willian Baiano, aos 45’/1T (São José); Diego, aos 26’/1T, César, aos 28’/1T, Bachin, aos 4’/2T (União Barbarense)

São José
Daniel; Éder Lima, Ferron e Eraldo; Léo (Leandrinho, 20" 2T, por cãimbra), Tarcísio, Flavio (Alexandre, 10" 2T, por contusão e mal estar), Willian Baiano (Fabio Souza, aos 15"/2T, por mal estar) e Michel; Alex Cortês e Rodrigo Pardal.
Técnico: Valter Ferreira.

União Barbarense
Thiago Passos; Serginho (Anderson Conceição), Fernando, Glauber (Mazinho) e Alcir; Marcelo, Marcos Paulo, Diego (Bruno Poá) e César; Emilio e Bachin.
Técnico: Edson Vieira."

  • Resultados:
2ª RODADA
30/01 - 20:00União São João2x1Linense
31/01 - 16:00Juventus1x1América
31/01 - 16:00Atlético Sorocaba1x1São Bento
31/01 - 16:00Rio Branco2x0Flamengo
31/01 - 17:00Ferroviária1x2São Bernardo
31/01 - 19:00Catanduvense0x3Taquaritinga
01/02 - 10:00Rio Preto1x0Comercial
01/02 - 11:00Sertãozinho2x1Monte Azul
01/02 - 11:00São José4x3União Barbarense
01/02 - 16:00Rio Claro1x0Portuguesa Santista

  • Classificação:

CLUBEPGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Rio Branco62200413100,0
2 Rio Preto62200202100,0
3 América4211041366,7
4 Taquaritinga4211041366,7
5 São José4211054166,7
6 União São João4211043166,7
7 Rio Claro4211021166,7
8 Comercial3210132150,0
9 União Barbarense3210166050,0
10 Sertãozinho3210144050,0
11 São Bernardo3210133050,0
12 Atlético Sorocaba2202022033,3
13 São Bento2202022033,3
14 Ferroviária1201112-116,7
15 Monte Azul1201112-116,7
16 Portuguesa Santista1201112-116,7
17 Flamengo1201124-216,7
18 Juventus1201124-216,7
19 Linense0200213-20,0
20 Catanduvense0200206-60,0