sábado, 21 de fevereiro de 2009

Rodada 8: Empatando em casa...

São José 3 x 3 Sorocaba

Preciso de um cardiologista, por favor! cada jogo que esse time joga, o meu coração sofre baques insalubres. Desse jeito, vai ser dureza "sobreviver" até o final do campeonato (rs).

O nosso time jogou mal no primeiro tempo e melhorou bastante no segundo (como sempre, aliás) mas não o suficiente para virar o jogo. É como disse num post anterior, só raça e vontade não vencem um jogo de equilíbrio técnico. E mais, a equipe sorocabana - como imaginei - é uma equipe muuuito forte. Jogando no esquema tradicional e clássico, souberam posicionar os jogadores em todas as áreas do campo, e demonstraram extrema competência na exploração da nossa fraqueza maior que são as laterais do campo.

Assim, conseguiram marcar os 2 primeiros gols antes da Águia que conseguiu descontar um com Ferron, todos no primeiro tempo. No segundo tempo, a Águia voltou melhor e conseguiu o gol de empate graças ao zagueiro adversário que marcou contra, mas (teremos cometido o mesmo erro do São Bento, naquele gol histórico do Renato Santiago?) no minuto seguinte numa desatenção deixamos que Sorocaba marcasse o 3º.

O inusitado, então, aconteceu. Numa entrada do Ferron, Júlio César do Sorocaba teve a sua perna esquerda fraturada. Na imagem da TV, não vi falta merecedora de expulsão, mas o juiz resolveu igualar o número de jogadores em campo e expulsou o nosso zagueiro que acabava de voltar da suspensão automática. (Eu não me lembro: será que naquele jogo contra Bragantino onde o zagueiro Kélis rachou a cabeça, algum jogador bragantino foi expulso?...) Enfim, achei injusta a expulsão do Ferron, mas isso não impediu o Renato Santiago de marcar o seu gol de empate no apagar das luzes. (Ah! outro incidente: alguém jogou chinelo no campo, obrigando as torcidas organizadas a irem na caça do infrator das arquibancadas!)

Agora... faltou calma a nossos jogadores! Tanto o Willian Baiano como Léo bateram escanteios pavorosos, chutes de força desproporcional, sem cálculo algum... E nossos atacantes não estão onde deveriam estar quando há cruzamento na área, ou cruzamentos são mal feitos... Sem falar na ausência completa dos jogadores na lateral esquerda do Daniel.

Nessas horas, a teimosia do Valter Ferreira começa a ser a minha maior preocupação. Ele tinha uma idéia preconcebida sobre o esquema tático da equipe; enquanto o esquema era novidade conseguiu surpreender e envolver os adversários, o que nos rendeu a liderança provisória no início da competição. Agora, os esquemas clássicos começam a mostrar a sua força, e acredito que está na hora de o técnico mostrar flexibilidade e adequação das táticas CONFORME o adversário.

Um comentário final: acredito que temos bons jogadores, mas o esquema do Valter exige esforço físico adicional e atenção redobrada deles todos que têm de cobrir todas as áreas; e como ninguém é capaz de estar em dois lugares ao mesmo tempo, acabamos criando vácuos por onde os adversários carregam a bola sem perigo ou não temos ninguém para marcar os gols. Houve um lance do Pardal que com dois na sua marcação levou a bola até a linha de fundo direito do gol adversário e procurou pelos atacantes para cruzar e... cadê eles? tanto o Alex como Renato chegaram tarde demais para receber o cruzamento... E por quê? eles tinham ido até o meio do campo buscar jogo e tinham abandonado o seu setor!

Bem... vou tomar um chá de camomila e ir pra caminha mais cedo, pois meu coração e minha cabeça não são de ferro e precisam de um descanso! Nada de folia neste Carnaval pra mim...

Até este momento, só "Futebol do Vale" descreveu a partida para seus leitores; confira neste link. E agora a descrição do "Informativo da Águia" aqui. E no Torcedor da Águia, a narração e comentários do Fabiano Marini neste link.

ADENDO: segundo a súmula da FPF, o autor do arremesso do chinelo foi identificado e levado à delegacia. Mais um ponto para as Torcidas que conseguiram pegar o autor, evitando com isso as penalidades ao clube!

-----

No Futebol Interior saíram duas notícias sobre a partida, cheias de erros e julgamentos apressados sobre a entrada do Ferron, mas que vou reproduzir abaixo mesmo assim:

Vale-Tudo! Após entrada violenta, atleta quebra perna na A2

SP, 21/02/2009 (AFI) – A contusão do meia Julio Cesar, do Atlético Sorocaba, ofuscou a movimentada partida entre a equipe de Sorocaba contra o São José, que terminou com o empate por 3 a 3. O jogador saiu de ambulância do Estádio Martins Pereira a caminho do hospital.

Aos 33 minutos do segundo tempo, o zagueiro Ferron, do São José, fraturou a perna do meia adversário após um carrinho. A perna do meia ficou presa entre os joelhos do zagueiro da Águia do Vale. No lance, Ferron foi expulso.

Quando Julio Cesar caiu, já percebendo a gravidade da contusão, pediu atendimento médico. Os médicos da equipe de Sorocaba fizeram o atendimento no gramado, enfaixando a perna do jogador. Após ser expulso, Ferron falou que primeiro acertou a bola e que a sua expulsão foi injusta.

“Se o jogador não tivesse quebrado a perna, eu não seria expulso, mas como aconteceu a fratura, o juiz achou melhor dar o cartão vermelho. Eu acertei a bola, mas a perna dele ficou presa na minha, não tive a intenção”, comentou o zagueiro.

Águia empata no final

São José dos Campos, SP, 21/fev/2009 (AFI) – Neste sábado, São José e Atlético Sorocaba empataram por 3 a 3, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. A equipe de Sorocaba ficou na frente até os 44 minutos do segundo tempo, mas permitiu o empate da Águia do Vale.

Com o empate, a equipe do São José caiu para a quinta colocação, com 15 pontos conquistados. Já o Atlético Sorocaba está na décima colocação, com 12 pontos.

Visitantes na frente
O Atlético Sorocaba começou melhor a partida e começou assustando com um chute de Leandro Diniz, mas o goleiro Daniel fez boa defesa. Porém aos nove minutos não teve jeito. Leandro Diniz aproveitou chute do lateral Leandro, dominou e bateu alto para o fundo das redes.

O time visitante começou em cima e quase ampliou no lance seguinte, em um chute do meia Givanildo. Aos 24 minutos, Leandro Diniz, sempre ele, fez o segundo da equipe de Sorocaba. O atacante tirou o zagueiro do São José para danças e com um leve toque tocou no canto, ampliando o marcador.

Em desvantagem no placar, a equipe do Vale do Paraíba foi para cima e conseguiu diminuir aos 33 minutos. Em bola cruzada por Willian Baiano, o goleiro Buzetto falhou e largou a bola nos pés do zagueiro Ferron, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. Após o gol, a equipe esboçou uma pressão e obrigou a equipe do Atlético Sorocaba a recuar, mas a pressão não surtiu efeito e o primeiro tempo terminou em 2 a 1.

Contusão marcou a segunda etapa
O segundo tempo foi mais tranqüilo. A equipe do São José tentava o segundo gol, mas não levava muito perigo ao gol de Buzetto. Já a equipe do Atlético Sorocaba procurava valorizar a posse de bola e apostava nos contra ataques.

O atacante Alex Cortez chutou forte e o goleiro Buzetto fez a defesa em dois tempos. A equipe do São José conseguiu o empate aos 15 minutos. Em boa jogada de Rodrigo Pardal, a bola foi cruzada para dentro da área e o zagueiro Luisão desviou contra o seu próprio gol.

No minuto seguinte, Givanildo fez boa jogada e marcou o terceiro gol do Atlético de Sorocaba, enquanto a torcida da Águia do Vale ainda comemorava o empate. Aos 33 minutos, porém uma falta do zagueiro Ferron no meia Julio Cesar, fez a partida ficar parada por 22 minutos [nota: súmula informa que foram 27 minutos de paralisação]. O meia saiu de ambulância com a perna fraturada. Após esse lance as duas equipes ficaram com dez jogadores, já que Ferron foi expulso e o Atlético Sorocaba não pode substituir o atleta machucado, pois já havia feito as três alterações.

Mas aos 44 minutos do segundo tempo, Renato Santiago aproveitou cruzamento vindo da esquerda, dominou dentro da pequena área e chutou para o fundo das redes. Após o gol de empate, o São José ainda perdeu um gol feito [nota: que pena, Tarcisio, como foi perder esse gol?!]

Próximos Jogos
No próximo domingo, a equipe do São José enfrenta o Flamengo, às 10 horas, no Estádio Martins Pereira. Já o Atlético Sorocaba recebe o União Barbarense, na sexta-feira, às 20 horas.

Ficha Técnica

São José 3 x 3 Atlético Sorocaba

Local: Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos-SP
Árbitro: Thiago Silva Egídio
Cartões Amarelos: Eder Lima, Willian Baiano e Gilson (São José) [nota: FALTOU Tarcisio, que levou o seu 3º e Willian Baiano NÃO levou cartão!]; Buzetto, Umberto e Leandro (Atlético Sorocaba)
Cartão Vermelho: Ferron (Atlético Sorocaba) [nota: ERRADO! Ferron é do São José!]
Gols: Ferron aos 33’/1T (São José); Leandro Diniz aos 9’/1T e 24’/1T (Atlético Sorocaba) [nota: FALTARAM os gols do Luizão (contra, a favor do São José) aos 14'/2T e Renato Santiago (São José) aos 44'/2T, e Givanildo (Sorocaba) 15'/2T.]

São José
Daniel; Ferron, Eder Lima e Eraldo (Alexandre); Léo, Flávio, Gilson (Renato Santiago), Willian Baiano (Rodrigo Pardal) e Tarcísio; Alex Côrtes e Michel Araújo.
Técnico: Valter Ferreira

Atlético Sorocaba
Buzzeto; Leandro, Alemão, Luizão e Julinho (Thiago); Escobar, Umberto, Givanildo e Everton; Leandro Diniz (Julio Cesar) e Luan.
Técnico: Ito (interino)
-----
  • Resultados:
8ª RODADA
21/02 - 15:00Monte Azul2x0São Bernardo
21/02 - 15:00Flamengo1x0Rio Preto
21/02 - 16:00Rio Branco1x1Taquaritinga
21/02 - 16:00União Barbarense5x1Catanduvense
21/02 - 16:00América2x1Portuguesa Santista
21/02 - 19:00União São João1x0Sertãozinho
21/02 - 19:00São Bento2x0Juventus
21/02 - 19:00Linense1x0Rio Claro
21/02 - 19:00São José3x3Atlético Sorocaba
21/02 - 19:00Ferroviária2x1Comercial

  • Classificação:

CLUBEPGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 América178521115670,8
2 União Barbarense1685122013766,7
3 União São João16851297266,7
4 Rio Branco168440147766,7
5 São José1584311914562,5
6 Monte Azul15843194562,5
7 Rio Preto14842263358,3
8 Rio Claro13841398154,2
9 Taquaritinga138341117454,2
10 Atlético Sorocaba1283321314-150,0
11 Flamengo1183231112-145,8
12 Linense108314108241,7
13 São Bernardo98233911-237,5
14 Juventus882241014-433,3
15 Sertãozinho88224712-533,3
16 Catanduvense78215918-929,2
17 São Bento781431115-429,2
18 Ferroviária6813469-325,0
19 Comercial48116510-516,7
20 Portuguesa Santista18017715-84,2

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Novo técnico do A. Sorocaba

Com "atraso", reproduzo abaixo a informação recebida do FABIANO MARINI, um amigo querido e sempre presente neste blog.

Obrigada pela permissão de publicar, Fabiano!


ADVERSÁRIO DA ÁGUIA TEM NOVO TÉCNICO.

Entrei em contato com colegas da RÁDIO CRUZEIRO DO SUL FM de SOROCABA, e me informaram que hoje (20/02) no período da manhã, a diretoria do ATLÉTICO SOROCABA, apresentou seu novo técnico. Trata-se do experiente JOSÉ LUIZ CARBONE, que já foi vice-campeão paulista da primeira divisão de 86 com o Palmeiras e 88 pelo Guarani de Campinas, conseguiu o acesso para a SÉRIE A1 em 2007 com o BUGRE.

Outros técnicos foram procurados, WAGNER BENAZI, LEANDRO CAMPOS, ROBERVAL DAVINO e LUCIANO DIAS, apesar da contratação de CARBONE, o time de SOROCABA será comandado por ADILSON ROQUE o “ITO”, o provável ATLÉTICO DE SOROCABA para o jogo de amanhã às 19h no ESTÁDIO MARTINS PEREIRA.

Esquema 4, 4, 2

Buzeto: Leandro, Edson Batatais (Luizão), Alemão e Givanildo: Humberto, Vanderson, Everton e Leandro Diniz: Escobar e Gilberto

Fabiano Marini

-----

Bem... apesar de que na partida de amanhã quem vai comandar o Sorocaba ainda seja o interino Ito, na prática o experiente Carboni estará observando a partida como espectador e (como quem está de fora enxerga melhor) poderá influir no comandante em campo para atrapalhar o esquema do Valter Ferreira. Vamos torcer e muito para que o nosso técnico e jogadores entrem em campo mais inspirados do que nunca para vencer! Pois a torcida fiel, como sempre estará em peso no Martins Pereira para incentivar e empurrar o time por toda a partida.

Psicologia e Futebol

Soube hoje que a direção da Águia conseguiu - finalmente! - fechar o acordo de patrocínio com a SABESP, fornecedora da água potável e coleta e tratamento de esgotos da cidade. Embora os valores envolvidos não tenham sido revelados, os diretores do clube já correm atrás de reforços para a equipe. O que (nas palavras do técnico) poderia custar ao clube algo como R$ 25 mil pela temporada atual.

Pensando sobre as partidas da Águia que já acompanhei - neste e em outros anos - tenho percebido a importância do domínio emocional dos jogadores durante os 90 minutos de uma partida, principalmente quando a qualidade técnica de ambas as equipes se equiparam (como é o caso deste campeonato). Nessas partidas, a derrota nem sempre é "azar" ou "infelicidade", vence a equipe com maior coesão e entrosamento, e a frieza e a calma de cada um dos seus jogadores.

No mundo empresarial, muito se tem falado de "inteligência emocional", ou a capacidade de reconhecer as emoções (as próprias e as do outro) e obter maior domínio sobre as mesmas. Ou seja, quem for "mais inteligente emocionalmente" tem maiores chances de alcançar sucesso.

Acredito que no mundo dos esportes, o mesmo é ainda mais válido, quando o atleta tem um prazo muito exíguo (coisa de segundos até algumas horas) numa competição para dar o máximo de si e se superar.

Os atletas, de modo geral, já possuem uma capacidade diferenciada de controle emocional. Entretanto, todos são seres humanos e passíveis de uma hora ou outra sentirem medo, intimidação, apatia... Uma orientação bem conduzida poderá ser de grande auxílio para uma equipe já coesa como a nossa trabalhar a sua própria concentração no jogo e maximizar a eficiência do conjunto nas partidas, conduzindo a Águia no seu vôo mais alto.

Daí que... (lá vou eu sonhando outra vez!) veio à minha mente, se não seria possível os dirigentes da nossa querida Águia usar um pouco dessa verba adicional que acaba de ganhar com o patrocinador, no treinamento dos nossos atletas para que eles consigam desenvolver e melhorar essa inteligência emocional.

Há vários métodos para se obter domínio das suas emoções. Desde os mais antigos (e de efeito mais lento) como as meditações zen-budista e yogui, até (modernos e mais rápidos) treinamentos em neurolinguística e técnicas comportamentais modernas. O método escolhido não é o mais importante, o importante são a capacitação do profissional orientador e a dedicação dos jogadores (e de toda a comissão técnica também!) para assimilar em curto espaço de tempo as técnicas de controle das suas emoções. Com certeza, se isto ocorrer, o dinheiro será bem gasto, será um investimento verdadeiramente valioso e seguro, quem sabe até mais do que a contratação de reforços cuja produção pode eventualmente não corresponder à expectativa (não que desaprove a busca de bons jogadores, muito pelo contrário, ela tem que acontecer e bem rápido!)

Será que estou "delirando" alto demais, novamente?...

Próximo adversário: Atlético Sorocaba

No início do campeonato, o Atlético Sorocaba era tido como o candidato mais forte para ser campeão deste ano. Com time e técnico vitoriosos na última Copa FPF onde se sagraram campeões com direito a disputar a Copa do Brasil deste ano, alguns problemas extra campo fizeram com que o "Luxemburgo do interior" fosse demitido sem maiores explicações, logo após a Rodada 5, quando o time perdeu para Monte Azul na casa do adversário.

Mas se a perda do técnico abalou o time, isso parece já ter sido digerido na derrota por 4 a 2 contra o Rio Branco, fora de casa, na 6ª rodada, pois na rodada 7 já venceu o Catanduvense por 2 a 1, e vem a todo o vapor contra a Águia, em busca de recuperação e ingresso no G8.

O time está classificado atualmente em 10ª colocação com 11 pontos (3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas), e com o seguinte desempenho:

Rodada 1: Taquaritinga 1 x 1 Sorocaba (gol de Luan)
Rodada 2: Sorocaba 1 x 1 São Bento (gol de Everton, por pênalti)
Rodada 3: União São João 0 x 1 Sorocaba (gol de Giuliano)
Rodada 4: Sorocaba 3 x 2 Juventus (2 gols de Everton por pênalti e 1 de Leandro Diniz)
Rodada 5: Monte Azul 2 x 0 Sorocaba
Rodada 6: Rio Branco 4 x 2 Sorocaba (gols de Givanildo e Gilberto)
Rodada 7: Sorocaba 2 x 1 Catanduvense (gols de Edson Batatais e Luan)

Em termos de artilharia, eles marcaram até o momento 10 gols, 4ª melhor artilharia do campeonato, sendo o jovem Luan o grande destaque do clube. Até o momento, São José é líder da artilharia com 16 gols marcados.

Em termos de defesa, no entanto, sofreram até aqui 11 gols (saldo negativo de 1 gol), igualando-se à Águia que também sofreu 11 gols, sendo ambas uma das piores defesas do campeonato.

Em relação às faltas, o Sorocaba vem sem desfalques, e Águia também, com retorno do Ferron. Em termos de contusão o Futebol Interior noticiou o desfalque quase certo do zagueiro Edson Batatais e possível ausência do meia Everton. Na Águia temos 4 jogadores com 2 cartões amarelos (Tarcísio, Léo, Eraldo e agora, Michel também), o que deve ser preocupação adicional do nosso técnico, e ainda é dúvida a presença do Flávio e Renato Santiago, além do Glauco que até hoje se encontra em recuperação.

A possível escalação do Sorocaba será: Buzzeto; Leandrinho, Alemão, Luizão e Julinho; Escobar, Umberto, Givanildo e Júlio César (ou Everton); Leandro Diniz e Luan (Fonte: Futebol Interior)

Acredito ser desnecessário, mas friso novamente: muita cautela, Águia, que o adversário é forte e vem muito motivado.

Rodada 7: Ranking de público

A partida entre São Bernardo e São José teve o pior público desta rodada... Se os torcedores da Águia não tivessem ido incentivar o time, a presença de público teria sido ainda menor!
  1. União Barbarense: 1.805
  2. Rio Claro: 977 (*)
  3. Ferroviária: 666
  4. Rio Preto: 604
  5. Sorocaba: 442
  6. Juventus: 421 (prejuízo)
  7. Comercial: 410
  8. Taquaritinga: 215
  9. América: 105 (prejuízo)
  10. São Bernardo: 90 (prejuízo)
(*) foram confeccionados 200 ingressos para visitantes, porém não vendeu nenhum; aparentemente não houve ninguém do Flamengo nessa partida.

De modo geral, as partidas da Série A2 realmente não atraem o interesse público. Os clubes amargam prejuízos, e sem renda não é possível apresentar bom espetáculo.
Assim o nível técnico do futebol cai, o que decepciona o espectador e cria o círculo vicioso de cada vez menor público e espetáculos cada vez piores...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Rodada 7: Súmula da partida

Rodada 7: São Bernardo 2 x 1 São José

Local: Estádio Anacleto Campanella (SCS)
Data e Hora: 18/fev/2009 19:00
Árbitros: Eduardo Dul; Cassio Maia Almeida; Fausto Augusto Viana Moretti; Danilo Luque Ribeiro.

Escalação São José:
1. Daniel
2. Eraldo
3. Pedro Bacha
4. Eder Lima
5. Tarcisio
6. Alexandre
7. Léo
8. Gilson
9. Alex Cortes
10. Willian Baiano
11. Michel

12. Gustavo
13. Carlos Alexandre (Carlos Alexandre Zacarias Carvalho)
14. Edmilson
15. Fabio
16. Leandrinho
17. Rodrigo Pardal
18. Rincón (Jeovanildo Francisco Rosa)

Gols:
- 31:00 - (São José) Michel
- 43:00 - (S. Bernardo) Zé Forte
- 75:00 - (S. Bernardo) Ney Mineiro (bicicleta)

Cartões amarelos:
- São José: 1 (Pedro Bacha)
- São Bernardo: 1

Substituições:
61:00 - sai Gilson (8) entra Fabio (15);
69:00 - sai Alexandre (6) entra Edmilson (14);
80:00 - sai Pedro Bacha (3) entra Rodrigo Pardal (17)

Total de faltas cometidas:
- São José: 15
- São Bernardo: 16

Boletim Financeiro:

Ingressos vendidos: 90 (*)

Renda Bruta: R$ 520,00
Despesas: R$ 2.355,26
Renda Líquida: R$ - 1.835,26 (prejuízo)

(*) entre 10 e 20 torcedores da Águia contribuíram com a sua presença.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Rodada 7: A primeira derrota é a mais amarga

São Bernardo 2 x 1 São José

Com superioridade técnica em campo no 1º tempo e tendo marcado o primeiro gol da partida, mesmo sofrendo empate em seguida, a equipe não conseguiu descalçar o salto alto (ou uma estranha apatia?) no 2º tempo. (Senti a luzinha de alerta acender quando Léo, no intervalo, afirmou que a Águia jogava melhor...) E com um belíssimo gol (de virada) do adversário, que jogou muito melhor que nós no segundo tempo, selamos o nosso destino: a primeira derrota neste campeonato...

Todos sabiam que uma hora iríamos sofrer a derrota, mas ninguém acreditava que ela acontecesse jogando contra um time de rendimento mediano como o São Bernardo. Nesta partida cometemos erros infantis e não fosse o goleiro teríamos perdido de goleada! Teremos voltado à condição de um "time instável e irregular" como fomos nos anos passados, ganhando ou empatando de líderes mas perdendo para os times lanternas?

Acredito que não. Ainda não. Mas parece que agora, sim, o campeonato realmente começou. Como em todos os campeonatos, vamos sofrer a agonia e o êxtase a cada minuto de partida em cada jogo, e não apenas a euforia irreal de um suposto acesso desde já. Quero acreditar que "há males que vêm para o bem". Ainda há bastante tempo para recuperar os pontos perdidos esta noite, mas a equipe tem que rever as estratégias novamente e, principalmente, a sua postura, analisar os reais motivos por que erraram tanto na marcação e na finalização. Que esta derrota nos sirva - a todos! - de lição, valiosa, para sairmos vitoriosos neste campeonato que promete embates ainda mais duros e difíceis pela frente.

Avante, Águia! Vamos levantar a cabeça, e endireitar as penas para o próximo vôo!
-----
Confira a competentíssima descrição do jogo no Informativo da Águia, Futebol do Vale e opinião do Torcedor da Águia.

E esta é a descrição do jogo segundo Futebol Interior:

Tigre mostra as garras!

São Bernardo, SP, 18/02/2009 (AFI) - Após quatro jogos sem vencer, o São Bernardo voltou a sentir o gostinho da vitória no Campeonato Paulista da Série A2. Nesta quarta-feira, o Tigre venceu o São José, por 2 a 1, de virada, pela sétima rodada da competição, e se afastou das últimas colocações. Zé Forte e Ney Mineiro, de bicicleta, fizeram para o São Bernardo, enquanto Willian Baiano marcou para o São José. [nota: foi Michel, não Baiano o autor do gol...!]

Com a vitória, o Bernô subiu para a 11ª colocação, com nove pontos, se aproximando do pelotão dos primeiros colocados. O São José, por sua vez, desperdiçou grande chance de assumir a liderança da competição, uma vez que o Rio Branco não passou de um empate com o Rio Preto. Mas com a derrota, a Águia permanece na vice-liderança, com 14 pontos.

Castigo no final
Atuando como mandante e precisando da vitória para se afastar das últimas colocações, o São Bernardo começou o jogo pressionando, enquanto o São José se defendia e chamava o adversário a seu campo para depois contra-atacar em velocidade. Sempre que chegava ao ataque, a Águia levava perigo ao Bernô.

Aos 23, o São José quase abriu o placar com Willian Baiano, que cobrou falta e o goleiro Carlão espalmou. No rebote, Gílson bateu de esquerda para longe do gol. O jogo era truncado e de muita marcação, com poucas chances claras de gol para ambos os lados.

Melhor no jogo, a Águia balançou as redes aos 31 minutos. Willian Baiano bateu forte, o goleiro Carlão rebateu para o meio da área e Michel chutou para marcar, sem chance para o goleiro. O São Bernardo respondeu no minuto seguinte e Ney Mineiro chutou no travessão, assustando o goleiro Daniel, que estava batido.

A Águia criou várias chances para ampliar, mas não aproveitou e foi castigado no finalzinho. Aos 44 minutos, o atacante Ney Mineiro foi até a linha de fundo e cruzou para Zé Forte, que cabeceou para o fundo das redes para deixar tudo igual no Anacleto Campanella.

Tigre dança o vira!
No segundo tempo, o São Bernardo voltou mais aceso, disposto a conseguir a virada. O São José, por sua vez, não voltou com o mesmo ímpeto ofensivo, e só foi melhorar após os 15 minutos iniciais. O clube não conseguia envolver a defesa do Tigre da mesma maneira que fez no primeiro tempo.

Com isso, o gol da virada do Bernô, que estava maduro, saiu aos 31 minutos. Ney Mineiro aproveitou cruzamento à meia altura, dominou, levantou a bola e bateu de bicicleta, fazendo um belo gol. No final, o São Bernardo ainda quase fez o terceiro, mas o goleiro Daniel fez grandes defesas e impediu que o placar aumentasse.

Próximos jogos
Os dois times voltam a campo no próximo sábado, pela oitava rodada da competição. O São Bernardo joga contra o Monte Azul, às 15 horas, fora de casa, enquanto o São José enfrenta o Atlético Sorocaba, às 19 horas, no Vale do Paraíba.

Ficha Técnica

São Bernardo 2 x 1 São José

Local: Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul-SP
Árbitro: Eduardo Dul
Cartões amarelos: Pedro Bacha (São José); Jeferson (São Bernardo)
Gols: Willian Baiano, aos 32'/1T (São José); Zé Forte, aos 44'/1T e Ney Mineiro, aos 31'/2T (São Bernardo)

São Bernardo
Carlão; Niander (Raul), Melika, Biro e George; Zé Forte, Floriano, Alê (Jeferson) e Renatinho (Danielzinho); Ney Mineiro e Renato Peixe.
Técnico: Lelo

São José
Daniel, Éder Lima, Pedro Bacha (Rodrigo Pardal) e Eraldo; Léo, Tarcísio, Alexandre (Edmílson), Willian Baiano e Michel Araújo; Gílson (Fábio Souza) e Alex Cortes.
Técnico: Valter Ferreira
-----

  • Resultados:
7ª RODADA
18/02 - 15:00Rio Preto1x1Rio Branco
18/02 - 15:00Juventus2x1Portuguesa Santista
18/02 - 19:00São Bernardo2x1São José
18/02 - 20:00América3x1São Bento
18/02 - 20:00União Barbarense1x1Linense
18/02 - 20:00Ferroviária0x1União São João
18/02 - 20:00Atlético Sorocaba2x1Catanduvense
18/02 - 20:30Taquaritinga1x1Sertãozinho
18/02 - 20:30Comercial0x1Monte Azul
18/02 - 20:30Rio Claro1x3Flamengo

  • Classificação:

CLUBEPGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Rio Branco157430136771,4
2 São José1474211611566,7
3 América14742194566,7
4 Rio Preto14742162466,7
5 União Barbarense1374121512361,9
6 Rio Claro13741297261,9
7 União São João13741287161,9
8 Taquaritinga127331106457,1
9 Monte Azul12733174357,1
10 Atlético Sorocaba1173221011-152,4
11 São Bernardo9723299042,9
12 Flamengo872231012-238,1
13 Juventus872231012-238,1
14 Sertãozinho87223711-438,1
15 Linense7721498133,3
16 Catanduvense77214813-533,3
17 Comercial4711548-419,0
18 São Bento47043915-619,0
19 Ferroviária3703448-414,3
20 Portuguesa Santista17016613-74,8

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Proteção ambiental e estádios de futebol

Desta vez, vou falar de um outro assunto que não envolve a Águia diretamente, mas que faz parte do rol de interesses meus. É sobre o meio ambiente e a necessidade de praticarmos a proteção ambiental no cotidiano de cada um de nós, cidadãos.

Tenho outro blog onde concentro as minhas reflexões sobre esse assunto, e procuro não misturar as estações. Hoje, no entanto, ambos os assuntos - meio ambiente e futebol - colidiram num post. Então resolvi replicar abaixo:

"Tenho estado longe deste blog, meio "ocupada" acompanhando o início da temporada 2009 de futebol.

Mas, enquanto acompanhava as partidas, uma idéia surgiu e se transformou em um sonho.

A idéia é aliar a proteção ambiental ao laser. O que estou "sonhando" é ver os estádios de futebol sendo auto-suficientes no consumo da energia. Os estádios de futebol têm uma área enorme, e mesmo considerando que muitos não têm cobertura ou apenas parcial, quando há cobertura ela tem uma superfície grande, cerca de 1.000m², se considerarmos apenas um dos laterais do campo. Que poderia receber os painéis com células fotovoltaicas captando a energia solar.

A idéia não é nada inovadora a nível mundial, mas nas terras brasileiras, só soube de um caso isolado - um show de rock, que aconteceu a céu aberto em Santa Catarina em 1998, e cuja experiência aparentemente não se repetiu... Gostaria de ver os poderes públicos constituídos - ou clubes que possuem a sua própria arena - comprando a idéia e instalando de forma permanente os painéis solares nos estádios, dando o exemplo para o povo no seu laser mais popular, o futebol.

Claro que para o pleno aproveitamento da energia solar, é necessário muito mais que painéis solares. Precisa de baterias, conversores, e outros equipamentos. E como prevenção contra a pane ou dias nublados, a rede pública ainda não pode ser descartada.

Suponhamos (estou, neste momento, com preguiça enorme de fazer levantamentos ou cálculos... sorry!) que: entre refletores de 2.000 watts cada, placar luminoso, cabines de imprensa e som, iluminação para o público, lanchonetes, bares e bilheterias, etc, o consumo geral fique em cerca de 90 kwh em cada jogo noturno realizado. Isso dá aproximadamente 300 m² de painéis, uma área muito menor que a cobertura da maioria dos estádios brasileiros. [Observação: Segundo "Greenpeace", cada metro quadrado de um painel pode gerar até 100 watts de potência; num dia com apenas 8 horas de luz solar, cada painel poderia, então, enviar à bateria 0,8 kw a ser armazenado. Sendo assim, o custo maior da instalação talvez fique por conta das baterias de armazenamento que precisam ter uma capacidade total mínima de 100 kw.]

Por outro lado, li algures que, para um consumo familiar de até 70 kwh ao mês, o custo do kit solar (fornecido pelo governo) é cerca de US$ 14,00 por residência. Apesar de a comparação ser uma temeridade (pois, para residências de classe média que buscam isoladamente essa fonte, o custo de instalação pula para cerca de U$ 30.000,00!), somente para efeito de visualização da ordem de grandeza dos valores envolvidos: em termos de kits residenciais subsidiados, a necessidade energética de uma partida de futebol - de 3 horas de duração, entre a chegada e saída do público - equivale a algo em torno de 1.500 kits do tipo econômico, ou seja, um custo de investimento de US$ 210.000,00 ou R$ 500.000,00. Convenhamos, não é nenhum valor astronômico para uma iniciativa do poder público.

E ainda tem a seguinte vantagem: como durante a maior parte do tempo o estádio fica ocioso, o excedente de energia acumulada poderá ser desviado (mediante convênio com o fornecedor local de energia elétrica) para residências próximas ou para a iluminação das vias públicas, resultando numa boa economia para os cofres públicos e ou para o executor do projeto.

Observemos que se um clube buscar sozinho essa instalação, sem ajuda do poder público local, o custo poderá ser proibitivo para a maioria. Mas quem sabe, não tão impossível, pois há a possibilidade de redução do valor investido devido à economia de escala. Além disso, acredito que nenhuma prefeitura recusaria fazer o convênio com o clube ajudando na execução do projeto, pois é uma iniciativa de valor social e ambiental inestimáveis e que ganha cada vez maior apoio da própria população.

Bem, os números que expus aqui são estimativas extremamente grosseiras e sem valor algum em termos de um planejamento. A intenção deste post é apenas registrar um sonho meu, esperando que alguém tome isto a sério e faça os levantamentos mais consistentes para viabilizá-la.

Mas, tenho a mais absoluta certeza, a idéia não é nenhum bicho de sete cabeças, nem mirabolante. É totalmente exeqüível, economicamente viável, e de muitos retornos (diretos e indiretos) ao executor e ao meio ambiente."

-----

Será que o prefeito Cury compraria a idéia? Afinal, Martins Pereira é hoje da Urbam, uma autarquia do governo municipal e um dos órgãos responsáveis pela proteção ambiental da cidade.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Atenção! Horário e local do Jogo alterados!

Acabo de ouvir nas rádios locais ("Parada dos Esportes" da Radio Bandeirantes e "Giro Esportivo" da Rádio Piratininga) que o jogo contra o São Bernardo da próxima 4ª feira sofreu as seguintes alterações:

- Horário: 19:00 (antes, 15:00)

- Local: Estádio de São Caetano do Sul - "Anacleto Campanella" (antes, Estádio do São Bernardo - "1º de Maio")

A data é mantida, é 4ª mesmo, dia 18 de fevereiro.

Com essas alterações, melhor para a Águia - que jogará num campo em melhores condições - e para o torcedor que tenha a noite livre, pois poderá dar uma esticada até ABC para prestigiar o time do seu coração!

Obs: Confirmado no site da FPF.

Rodada 6: Público

Eis o ranking de público dos 10 clubes mandantes da rodada do último final de semana:
  1. Sertãozinho: 909
  2. Juventus: 800 (adivinhem por quê!)
  3. Rio Preto: 714
  4. São Bento: 660 (*)
  5. São Bernardo: 570
  6. Rio Branco:443
  7. Catanduvense: 364 (prejuízo)
  8. Comercial: 354
  9. União São João: 338
  10. Portuguesa Sta: 331 (prejuízo)
(*) incluiu a contagem de 300 carnês vendidos antecipadamente, e mais 15 ocupantes da Tribuna de Honra e 27 ocupantes das Cadeiras Cativas, todos eles "gratuitos", isto é, não considerados no cálculo de renda.

E, vejam só, a INVASÃO comandada pela Nação Joseense reflete até no ranking dos adversários! Juventus é o segundo colocado, graças à presença maciça dos fanáticos da Águia, pois foi bem mais que 100 torcedores do São José fazendo muito barulho na Rua Javali :)

Próximo adversário: São Bernardo

Pela Rodada 7 do campeonato, vamos enfrentar o Tigre do ABC na próxima 4ª à tarde.

Apesar de não estar com uma campanha ótima, esse time está na briga por um lugar dentro do G8, e não podemos descuidar. Assim, fui dar uma conferida nas partidas que esse time já jogou, tentando descobrir as suas características e as nossas dificuldades.

O primeiro item que me saltou aos olhos é que o campo do São Bernardo é muito ruim, com drenagem precária. Desse modo, a Águia, habituada com ótimos campos tanto do Martins Pereira como dos de treinamento, vai ter que se esforçar dobrado para correr nesse campo. E vamos torcer para que o São Pedro segure as chuvas nos próximos dias, principalmente no dia do jogo.

Segundo item: é um time bem entrosado, com jogadores que vêm desde o ano passado jogando juntos sob o comando do mesmo técnico, o Lelo. Assim, neste quesito estamos parecidos. A vantagem deles está no fato de jogar em casa, mas a nossa vantagem é que ainda somos líder da competição.

Terceiro item interessante: começaram o campeonato muito agressivos. Logo nas primeiras partidas tiveram dois jogadores expulsos com cartão vermelho (um deles suspenso por 2 jogos), colecionaram uma série de cartões amarelos, com dois jogadores tendo já cumprido suspensão automática, e cometeram duas faltas de penalidade máxima. No entanto, no último jogo se comportaram muito bem, não levaram nenhum cartão, e saíram com um empate (0 x 0) contra o América, 7º colocado . E para o jogo da 4ª a equipe vem completa, sem desfalques.

Enquanto isso, na Águia temos por certo a ausência do Ferron que levou o seu terceiro cartão amarelo. Outros jogadores pendurados com 2 cartões: Tarcisio, Eraldo e Léo. Se perdermos qualquer desses jogadores, teremos desfalque perigoso na sequência da competição pois o próximo depois do São Bernardo é o Sorocaba.

E o pior dessa partida contra o São Bernardo é que, mesmo sendo na cidade tão próxima, a torcida joseense não poderá estar lá em peso para incentivar o time, pois o jogo será às 15:00 (!) de um dia de semana. Vai ter gente que nem radinho vai poder ouvir...

Cautela, Águia!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Alteração dos horários de jogo

O horário de verão acabou, e com isso o horário do início dos jogos mudou também! Os jogos marcados para começar às 11:00 de domingo estão alterados para 10:00 da manhã.

Desse modo, Torcedor, arrume a sua tabela e providencie um bom despertador para não perder os jogos em casa ("madrugar" em pleno domingo... argh! mas todo sacrifício pela Águia compensa, nenão?!)

E como São José, com sua belíssima campanha, vem despertando muito interesse no público em geral, a RedeVida resolveu transmitir uma partida nossa, o embate com o A. Sorocaba no sábado de Carnaval. Só que por questão de audiência, o horário também mudou (eita, mídia é fogo!). O jogo marcado inicialmente para acontecer às 16:00, foi transferido para 19:00.

Assim, reprograme-se para permanecer na cidade até sábado de noite. Para prestigiar o São José e mostrar para todo o Brasil a grande e fanática torcida joseense, dá para encarar mais esse pequeno sacrifício.

Os melhores e os piores, após rodada 6

  • As oito melhores equipes, pela classificação geral:

1. Rio Branco, invicto com 14 ptos (4 vitórias e 2 empates) e saldo de 7 gols (12 - 5);
2. São José, também invicto com 14 ptos e saldo de 6 gols (15 - 9);
3. Rio Claro, com 13 ptos, 8 gols marcados e saldo de 4 gols;
4. Rio Preto, também com 13 ptos, 5 gols marcados e saldo de 4 gols (5 - 1);
5. União Barbarense, com 12 ptos, 14 gols marcados e saldo de 3 gols;
6. Taquaritinga, com 11 ptos e saldo de 4 gols;
7. América, com 11 ptos e saldo de 3 gols;
8. União São João, com 10 ptos.

Desses melhor colocados, só enfrentamos o União Barbarense e América até hoje.

Os demais serão nossos adversários na seguinte ordem (olha, que maratona!):

- Taquaritinga: Rodada 11, dia 11 de março, no Martins Pereira
- Rio Claro: Rodada 12, dia 15 de março, em Rio Claro
- Rio Branco: Rodada 13, dia 22 de março, no Martins Pereira
- Rio Preto: Rodada 14, dia 25 de março, no Martins Pereira
- União São João: Rodada 16, dia 3 de abril, em Araras

  • A melhor artilharia:
São José, com 15 gols seguido de perto por União Barbarense, com 14 gols e Rio Branco, com 12 gols.

Rio Branco - atual líder - é um adversário que vamos enfrentar pela Rodada 13 em casa, ambos os times podendo se preparar por uma semana para o embate (sem jogo na 4ª).

  • A pior artilharia:
Comercial e Ferroviária, com 4 gols, seguidos por Rio Preto e Portuguesa Santista, com 5 gols assinalados.

Fora a Portuguesa com quem já jogamos, todos os demais virão ao embate no Martins Pereira, sendo Rio Preto pela Rodada 14, Ferroviária pela Rodada 17 e Comercial, nosso último adversário, pela Rodada 19.

  • A melhor defesa:
Rio Preto, com apenas 1 gol sofrido, seguido por América (3 gols) e Rio Claro e Monte Azul com 4 gols sofridos.

Tirando o América (já vencemos) e o Rio Preto (vem jogar aqui), vamos enfrentar os dois outros times fora de casa; Monte Azul (do Bruno, Ricardo Villa e André Bilinha) no dia 8 de março lá em Monte Azul Paulista pela Rodada 10 e Rio Claro pela Rodada 15.

  • A pior defesa:
São Bento, com 12 gols sofridos, seguido por União Barbarense, Catanduvense, Juventus, Flamengo e Portuguesa Santista, com 11 gols sofridos.

Desses, só não jogamos ainda com o Flamengo (do goleiro Marins...) que virá nos enfrentar no dia 1º de março pela Rodada 9.

  • Análise:
Teremos no início da segunda metade da tabela adversários bem difíceis, voltando a ganhar um pouco de fôlego nos jogos finais. Bem, isto se os times intermediários não apresentarem melhora no desempenho (caso do Linense. por exemplo)...