Neste campeonato, como em todos, cada equipe terá metade dos jogos em casa e outra metade fora, precisando viajar para várias cidades do interior paulista.
Pensei no quão essas viagens podem ser cansativas para os jogadores e comissão técnica, cansaço esse que pode refletir negativamente no desempenho do grupo.
Assim, fui checar novamente a tabela, e eis o resultado:
De Rodada 1 até Rodada 9, o São José tem o mando do jogo 5 vezes, e 4 jogos fora, mas sempre nas cidades mais ou menos próximas (Santos, Sorocaba, São Paulo e São Bernardo do Campo). Após a Rodada 9 quando Águia joga em casa com o Flamengo de Guarulhos, ninguém joga no meio da semana. No fim de semana próximo, a Águia tem a sua primeira viagem realmente longa: vai viajar mais de 700 km para enfrentar o Monte Azul, em Monte Azul Paulista pela Rodada 10.
A partir dessa rodada, todas as cidades aonde a Águia precisa ir ficam muito longe, e o calendário não é muito favorável tendendo a piorar à medida em que se aproxima dos jogos finais. Para a Rodada 11 - 4ª feira após domingo à tarde com Monte Azul - a Águia precisa voltar para casa, para enfrentar o Taquaritinga na 4ª de noite; em seguida viaja para Rio Claro para partida na tarde de domingo pela Rodada 12. Mas então, ganha outra semana sem jogo na 4ª, e nem vai viajar pois na Rodada 13 receberá em casa o Rio Branco no domingo e Rio Preto na 4ª pela Rodada 14.
E aí começa a verdadeira maratona. Após jogo em casa contra Rio Preto na 4ª, a Águia viaja até Sertãozinho para jogar no domingo às 11:00 pela Rodada 15; como novamente não tem jogo na 4ª, o time terá que voltar, para novamente pegar a estrada no meio da semana para jogar contra União São João de Araras na 6ª feira de noite (Rodada 16). O time deverá voltar, então, para enfrentar em casa a Ferroviária na 4ª à noite, pela Rodada 17. A Rodada 18 acontece logo após, no domingo às 10:00 em Lins jogando contra o Linense, encerrando a via-crucis, pois a Rodada 19 contra Comercial - a última da Fase 1 - será novamente em casa no domingo seguinte no mesmo horário (10 da manhã).
Resumo das partidas "difíceis" devido ao cansaço acumulado:
Rodada 11: (11/março, 4ª às 20:00) São José x Taquaritinga
Rodada 12: (15/março. domingo ás 16:00) Rio Claro x São José (<- a mais difícil!)
Rodada 15: (29/março, domingo às 11:00) Sertãozinho x São José
Rodada 18: (12/abril, domingo às 10:00) Linense x São José
Moral da história: a Águia tem que acumular o máximo de pontos nessa primeira etapa do campeonato (até a Rodada 10), pois as contusões e cartões fatalmente acontecerão desfalcando e enfraquecendo o time, e jogadores vão ressentir as repetidas e longas viagens a partir da Rodada 11.
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário