Clube Atlético Linense é um clube fundado em 1927 na cidade de Lins, com atividades expressivas até a década de 50, mas que caiu no ostracismo desde então disputando intermitentemente os campeonatos das divisões inferiores. A sua presença voltou a ganhar destaque apenas a partir de 2006 quando disputou a Segunda Divisão pela última vez conquistando o acesso à série A3.
Com o importante apoio financeiro do grupo Bertin (que hoje controla a sua diretoria), Linense disputou bem o campeonato da série A3 e Copa FPF em 2007 tendo conquistado uma vaga no Campeonato Brasileiro da série C naquele ano. O acesso à série A2 veio no ano seguinte, e 2009 é o ano da sua re-estréia na competição da série A2. Apesar de ser caçula da competição, entrou na briga para prosseguir com a campanha vitoriosa dos últimos anos e sonhar com o acesso à elite de onde foi rebaixado em 1947.
Com aporte financeiro de R$ 100 mil/mês do grupo Bertin mais cerca de U$ 1 milhão pago pelo Libolo (futebol angolano) pela venda de passe de um dos seus jogadores no final do ano passado e mais patrocínios vindos de diversas empresas da cidade, além do apoio da prefeitura, Linense iniciou em novembro passado os preparativos ambiciosos para 2009, contratando o técnico Ney da Matta e vários atletas de peso com passagens pelos clubes que compõem a elite do futebol nacional e reformulando o elenco da Copa Paulista de 2008 que acabou eliminado nas quartas-de-final. Focados no acesso e na satisfação do público, o clube e a cidade criaram uma grande expectativa em torno da campanha do Elefante neste campeonato.
Entretanto, contrariando o esperado, o clube iniciou a temporada com pé esquerdo e logo na 1ª partida perdeu em casa para o Rio Preto o que resultou na demissão do treinador, inaugurando a troca-troca dos técnicos da série A2. Ao todo o clube trocou de técnico 3 vezes, com intervenção do interino Osny Carneiro em duas ocasiões. Sem problemas financeiros, a diretoria ainda buscou e contratou até o último dia da inscrição uma série de jogadores da elite do futebol nacional, mas estes não têm correspondido às expectativas, e o clube jamais ingressou no G8.
Veja o resumo da campanha do Elefante até a 17ª rodada:
1. Linense 0 x 1 Rio Preto (18º) (Ney da Matta)
2. União São João 2 x 1 Linense (19º) (Osny Carneiro - interino)
3. Taquaritinga 1 x 0 Linense (20º) (Ruy Scarpino)
4. Linense 4 x 0 Sertãozinho (16º)
5. Linense 2 x 1 Juventus (12º)
6. Catanduvense 2 x 1 Linense (13º)
7. União Barbarense 1 x 1 Linense (15º)
8. Linense 1 x 0 Rio Claro (12º)
9. Portuguesa Santista 2 x 2 Linense (11º)
10. Linense 1 x 1 São Bento (12º)
11. Linense 1 x 1 Comercial (12º)
12. Flamengo 2 x 0 Linense (13º) (Osny Carneiro - interino)
13. Linense 2 x 0 São Bernardo (11º) (Roberval Davino)
14. Monte Azul 3 x 1 Linense (14º)
15. Linense 3 x 0 América (13º)
16. Ferroviária 2 x 1 Linense (14º)
17. Sorocaba 2 x 1 Linense (15º)
Na classificação geral, os dois times têm o seguinte desempenho:
São José (5º): 30 pt (9v, 3e, 5d); 32 GP, 26 GC, 6 SG
Linense (15º): 19 pt (5v, 4e, 8d); 22 GP, 21 GC, 1 SG
Após os resultados da 16ª rodada, a diretoria do Elefante anunciou a permanência da atual comissão técnica para a Copa Paulista do 2º semestre, com contrato até o final do campeonato A2 de 2010, assumindo assim com antecedência a provável eliminação da equipe para a quadrangular final, e desde já se preparando para o próximo ano.
Mas além de não se classificar, a pontuação atual do clube ficou inquietante: com 19 pontos, o Elefante está a apenas 4 pontos do Comercial, 17º colocado com 15 pontos, e das quatro equipes na zona da degola, Linense só não poderá ser alcançado pela lanterna Briosa. Assim, para fugir do rebaixamento, o Linense tem que garantir no mínimo uma vitória nas duas últimas rodadas, sendo São José o próximo, e o invicto Rio Branco o seu último adversário jogando na casa do oponente...
Por outro lado, apesar da história de poucas glórias, Linense é um clube que se orgulha de ter uma das torcidas mais expressivas do interior, com três organizadas que acompanham a sua campanha, e a 3ª melhor média de público da A2.
Deste modo, no próximo domingo, a equipe do Elefante tentará se despedir da campanha 2009 de cabeça erguida, oferecendo no seu último jogo diante da sua torcida o seu melhor futebol com vitória, tanto para fugir à degola como para compensar a frustração de um sonho que é adiado até o próximo ano.
A Águia, por seu turno, seguirá viagem à longínqua cidade de Lins sem 4 importantes titulares. Ferron, Alexandre, Gilson e Renato Santiago serão desfalques nesse jogo, por terem recebido o 3º cartão amarelo, todos na última rodada. Por isso, esta será para a Águia uma das partidas mais difíceis desta fase.
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário