domingo, 5 de abril de 2009

Próximo adversário: Ferroviária

A ferroviária é um dos clubes mais tradicionais do futebol paulista, tendo sido fundado na cidade de Araraquara no dia 12 de abril de 1950 (neste domingo ele estará aniversariando os seus 59 anos de vida!) e viveu seus momentos de glória nas décadas de 60 e 70, revelando muitos craques para o futebol nacional. Entretanto, a exemplo de tantos outros clubes brasileiros, a inadequação das estruturas frente a nova realidade socio-econômica e cultural somada a outros problemas administrativos arrastaram o clube para decadência nos anos seguintes e amargou, entre décadas de 90 e 2000, 10 anos nas divisões inferiores.

Em 2003, com a iniciativa e ajuda do prefeito de Araraquara, o clube deu um passo importante para a modernização administrativa do seu futebol e criou a empresa Ferroviária S.A. nos moldes da Lei Pelé. O planejamento empresarial começou a dar seus frutos em pouco tempo, e no mesmo ano a Ferrinha conseguiu sair da Segunda Divisão, de volta à série A3.

Com empresários das parceiras ocupando os cargos da diretoria e com o empenho pessoal do prefeito da cidade, em 2006 foi campeão da Copa FPF e em 2007, além de participar da Copa do Brasil, disputou o seu último campeonato da série A3 conquistando o acesso à A2.

Nesses dois últimos anos, a equipe vitoriosa era comandada por Edson Só que foi misteriosamente demitido após 16ª rodada do campeonato do ano passado (2008) deixando o clube em 4º lugar na tabela de classificação. Mas apesar de classificado para a quadrangular final, o Campeonato A2 de 2008 não trouxe à Ferrinha o acesso à elite, assim como na Copa Paulista (Copa FPF) não conseguiu repetir a excelente campanha de 2006 quando sagrou-se campeão.

Assim, determinado a brilhar novamente na elite paulista de futebol, a diretoria da Ferrinha iniciou os preparativos para a temporada 2009 com a contratação do técnico Ivo Secchi já em outubro de 2008 e reformulou quase que totalmente o seu elenco. E com patrocínios e parcerias com grandes empresas da região, além do amplo apoio da prefeitura, a Locomotiva tinha tudo para arrasar no campeonato e conquistar o almejado acesso.

No entanto, a história até aqui tem se mostrado adversa às pretensões do clube que desde as primeiras partidas está ameaçado pelo rebaixamento, e mesmo com a troca seguida de técnicos (o atual já é o 4º da temporada) o desfecho pode ser tão desolador quanto surpreendente.

Nos bastidores a troca-troca não se limitou à comissão técnica; muitos diretores e gerentes de futebol entraram e saíram do clube-empresa, o que me faz "imaginar coisas". Também no ano passado o clube deu início às obras de modernização do Estádio Fonte Luminosa (pertencente à cidade mas que lhe é cedido por contrato válido por 20 anos desde ano passado), visando torná-lo uma arena multiuso de última geração. As obras continuam em andamento, mas recentemente vazou à imprenssa a notícia de que o clube estaria passando por dificuldades financeiras com dívida em torno de R$ 1,2 milhões... o que me abre espaço mental para mais "imaginação".

Veja abaixo a campanha da Ferrinha até a 16ª rodada, com classificação e o nome dos técnicos quando trocados:

1. Monte Azul 0 x 0 Ferroviária [14º] (Ivo Secchi)
2. Ferroviária 1 x 2 São Bernardo [14º]
3. juventus 1 x 0 Ferroviária [18º] (Douglas Neves - interino)
4. Ferroviária 2 x 2 Catanduvense [17º]
5. Ferroviária 1 x 1 Rio Branco [17º] (Carlos Rabello)
6. Rio Preto 1 x 0 Ferroviária [19º]
7. Ferroviária 0 x 1 União São João [19º]
8. Ferroviária 2 x 1 Comercial [18º]
9. Rio Claro 1 x 0 Ferroviária ]19º]
10. Ferroviária 1 x 0 União Barbarense [16º] (Toninho Moura)
11. Flamengo 0 x 0 Ferroviária [16º]
12. São Bento 2 x 2 Ferroviária [17º]
13. Ferroviária 0 x 1 Taquaritinga [18º]
14. Ferroviária 0 x 1 Sertãozinho ]19º]
15. Sorocaba 3 x 0 Ferroviária [19º]
16. Ferroviária 2 x 1 Linense [19º] (Toninho Cobra)

Na classificação geral os dois times apresentam neste momento os seguintes resultados:

São José [5º]: 27 pontos (8v, 3e, 5d); 31 GP, 26 GC, 5 SG
Ferroviária [19º]: 14 pontos (3v, 5e, 8d); 11 GP, 18 GC, -7 SG

Embora em 19ª colocação, a Ferrinha ainda pode e espera fugir da degola pois está a apenas 1 ponto do 16º colocado Comercial que tem 15 pontos. Assim a Locomotiva, renovada com novo técnico e embalada com a última vitória, vem com força total com único objetivo de vencer a Águia dentro do seu ninho.

No ano passado, a Águia recebeu a Ferrinha no Martins Pereira logo na 2ª rodada do campeonato, e perdeu em casa por 1 a zero. A nossa equipe comandada pelo então técnico Toninho Moura não conseguiu furar o bloqueio do excelente e inspirado goleiro Eder (que continua titular do seu time) enquanto o nosso goleiro Willians não conseguiu segurar o gol de vitória da Locomotiva...

Mas amanhã poderemos apagar essa má lembrança garantindo a vitória com a presença do eterno 12º jogador nas arquibancadas. Vamos lotar amanhã o Monumental e mostrar a força da maior torcida do interior!

Nenhum comentário: