segunda-feira, 23 de março de 2009

Jefferson Felix de volta

Jefferson Felix é o preparador físico vitorioso que ajudou a levar a Águia do Vale em 2006 a conquistar o vice-campeonato da série A3 e retornar para a A2 .

No ano anterior, em 2005, o clube agonizava com a enxurrada de dívidas e processos trabalhistas (que se arrastam até hoje), e o presidente Wilson Renato - sem poder contar com ajuda de ninguém - contratou apenas jogadores nascidos ou criados na cidade e, mesmo com nível salarial baixíssimo do elenco, não conseguia recursos siquer para pagar um hotel decente na véspera de um jogo fora de casa ou mesmo um café-da-manhã para os jogadores. A equipe e a comissão técnica tinha os salários atrasados sistematicamente, o que criava impasses no relacionamento com a diretoria. E o Jeffinho já estava lá, compartilhando com os jogadores o dia-a-dia difícil, quase insustentável.

Para surpresa de todos, a Águia conseguiu se classificar para a 2ª fase, embora o acesso fosse improvável devido à falta de peças de reposição. A equipe totalmente desfalcada jogou a sua partida de despedida do campeonato sem jogadores na reserva e com três goleiros improvisados nas demais posições sem titulares, amargando uma goleada histórica de 8 a 0 jogando contra Barueri... O técnico daquele ano foi o ex-zagueiro joseense Darcy Marques que, se não conseguiu operar milagre do acesso, demonstrou fartamente que é um homem leal e corajoso. E assim também foi o preparador físico Jeffinho por quem os jogadores tinham a maior confiança e respeito.

Com a aproximação do Roque Jr. durante aquele ano, e a criação da Associação Amigos do São José, a equipe modesta de 2005 recebeu em 2006 alguns reforços (ainda caseiros) e teve à frente dois profissionais de primeira grandeza em humanidade e conhecimento na psicologia desportiva: outro ex-zagueiro joseense Mario Amado, o Marião, que já treinava a Categoria de Base do São José (substituindo o lamentável Celso Teixeira que ofendeu o clube e a cidade no início do campeonato...), e o próprio Jeffinho que permaneceu no cargo. Sob o comando de ambos, e com caixa um pouco mais folgada, os "meninos do Marião" com a camisa da Águia conquistaram não somente o acesso à série A2 como consagraram o "amor à camisa" e "o orgulho de ser joseense". (Daqueles dois anos, acho que sobraram apenas o Glauco, Pedro Bacha e Léo no elenco atual da Águia; mas Flávio, Edmilson e Alex Cortes chegaram em 2006)

Marião é atualmente o técnico de confiança do Primeira Camisa, mas o Jeffinho está de volta ao ninho da Águia!

Faço muitos votos para que Jeffinho consiga dar à equipe as condições físicas e morais que se fazem mais do que necessárias para a seqüência do campeonato de 2009, a exemplo do que conseguiu em 2006. Benvindo de volta, e muito boa sorte, Jeffinho!

Nenhum comentário: