O site Futebol Interior publicou a descrição do jogo entre Votoraty e Rio Branco, colocando no título Empate com gol de goleiro. Gol de goleiro?!
Assim, fiquei sabendo pela notícia (leia o artigo na íntegra aqui) que o Gustavo, o nosso ex-goleiro Hulk foi contratado (não pelo Comercial, como estava informada, mas) pelo Rio Branco e jogou o 2º tempo como jogador de linha e teria marcado o gol de empate (Votoraty ganhava de 1 a 0) no final da partida, repetindo a façanha do 1º semestre, quando conseguiu empatar o jogo da Águia contra o Comercial, também no apagar das luzes.
"Ele errou na escolha da sua posição", pensei, "esse goleiro tem é vocação de artilheiro!"
Mas, a partida ficou cercada de mistérios para mim, pois na súmula do jogo há descrições que contradizem a reportagem do Futebol Interior, sendo a maior a atribuição do gol a um outro jogador e não Gustavo. E o site Futebo Interior é reconhecidamente uma fonte não-confiável.
Mas, quem postou a reportagem parece ser testemunha ocular da partida, e assim eu tinha que acreditar que Gustavo marcou, sim, o seu gol. E nesse caso, o(s) árbitro(s) daquele jogo é(são) outro(s) que não merecia ser municiado com um apito e nem com caneta para preencher a súmula de uma partida!
O que consta na súmula da partida Votoraty 1 x 1 Rio Branco:
- Rio Branco apresentou 6 jogadores de reserva, ao invés de 7, atestando a falta de jogadores capacitados como noticiou o Futebol Interior, mas não é verdade que a substituição de um jogador por Gustavo tenha sido por falta de reserva, pois havia 6 para 3 substituições;
- Na escalação, o Gustavo é relacionado como usando a camisa 14; a camisa 12 pertencia ao jogador Lucas de Oliveira Ribeiro;
- O gol do Rio Branco saiu aos 89:00 dos pés do Fabio (camisa 5) na cobrança de falta, e não Gustavo;
- Foram efetuadas 3 substituições pelo Rio Branco, ao invés de apenas 2 como é relatado no Futebol Interior, e
- As substituições do Rio Branco foram: 10 (Danilinho, na escalação) por 13 (Airton, na escalação); 9 (Bruno) por 15 (Fred) e 11 (Romarinho) por 12 (Lucas, na escalação!). Lembrando apenas que no campo de substiuições na súmula, só se lançam a numeração das camisas, sem citar nomes.
O que consegui deduzir disso tudo é que, inicialmente, Gustavo foi apresentado à arbitragem usando a camisa 12; e aí na substituição trocou de camisa com "provavelmente" Lucas (que estaria usando a camisa 14 antes do início da partida) para jogar na linha, o que gerou a confusão na súmula pois o 4º árbitro fez a lambança e errou a numeração no relato das substituições.
(Aliás, não é a primeira vez que encontro erros nas súmulas. E erros são ainda mais frequentes nas reportagens do Futebol Interior. Só que dessa vez, ambos erraram no relato de uma mesma partida!)
E de qualquer modo, por outro erro ainda pior do juiz da partida, o mérito "oficial" do gol acabou indo para o Fabio que chutou para a área mas não marcou, pois a bola bateu no Gustavo - ou Gustavo cabeceou - antes de morrer na rede...
Bom... Se isso serve de consolo, Gustavo terá a oportunidade de jogar a Série A1 no ano que vem, coisa que se ele tivesse permanecido aqui não seria possível... O seu contrato com Rio Branco vai até o final do 1º semestre de 2010. Boa sorte, Hulk!
ADENDO: o crédito do furo de reportagem é do Guilherme Miranda, do blog Torcedor da Águia, como consta no comentário postado pelo mesmo.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Yasmin, quanto tempo né, o blog do torcedor foi o primeiro a noticiar esse fato, o próprio Gustavo foi a fonte, ele ligou para relatar o gol, ele estava muito feliz com o feito...
um grande abraço!!!
Guilherme Miranda.
Oi, Guilherme
Puxa, não sabia! eu li no FI e já fui postando. Vou colocar uma nota no post para deixar visível o crédito! E que bom que Gustavo está feliz! Tomara que continue feliz e não só fazendo mas também defendendo muitos gols :)
Abç
yasmin
Postar um comentário