quinta-feira, 4 de junho de 2009

UMA NAÇÃO APAIXONADA

Após ao fim da partida me senti obrigado a contribuir com este modesto texto, pois, estive lá e presenciei uma das maiores manifestações de PAIXÃO por um clube de futebol.

Desde o Campeonato Paulista de 1989, ano do vice-campeonato do São José, não via uma mobilização tão grande da torcida da Águia atrás de um objetivo, o acesso após dez anos de sofrimento longe da Série A1. Ver aqueles ônibus lotados com torcedores gritando e incentivando o time em plena madrugada me deixou emocionado, para mim, esta atitude mostra que a cidade está re-descobrindo um clube que até cinco anos atrás estava sendo rebaixado para a Série A3. Um grande amigo me contou que se tivéssemos no Estádio Martins Pereira condições de encher mais cinqüenta ônibus isso seria possível pelo grande número de pessoas que estavam chegando em frente ao estádio.

Eu fui de carona para Americana com um amigo, logo quando chegamos naquela cidade, paramos em um Posto Rodoviário para que esse amigo filmasse a chegada dos primeiros ônibus. Lembro-me que passou quatro ônibus lotados de joseenses, todos fazendo muito barulho e confiantes com mais um acesso fora de casa, acenei com um sinal de positivo e eles prontamente respondiam com o mesmo sinal.

O ex-técnico Cilinho quando dirigiu a Águia no Campeonato Paulista de 1997 sempre começava uma entrevista com a seguinte frase:

“_Um abraço a grande NAÇÃO DE TORCEDORES do São José”.

E hoje comprovo que ele tinha razão.

Chegando ao acanhado Estádio Décio Vitta a torcida ainda não tinha chegado, tudo por quê a polícia local fez que todos descessem e fossem revistados poucos metros do estádio, perdendo assim, o começo do jogo. Quando eram trinta minutos do primeiro tempo e com a partida com o placar de 1 a 0 para o Rio Branco, finalmente a torcida chegou, e ocupou rapidamente todo o lugar reservado, cerca de mais de mil torcedores, a cena arrepiou a todos nas cabines de imprensa.

Todos nós sabíamos que era difícil conquistar o acesso em plena Americana, mas este jogo ficou para mim marcado pela manifestação de AMOR de pessoas que não mediram esforços para acompanhar o time de coração. Hoje durante o dia fiquei imaginando como seria a festa se o São José conquistasse o acesso.

Infelizmente não veio, coisas do futebol.

Seria realmente inesquecível!!!

Texto: Fabiano Marini

Nenhum comentário: