quinta-feira, 5 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher... e Futebol

No próximo dia 8, quando a Águia estará enfrentando o Monte Azul, estaremos também comemorando o Dia Internacional da Mulher.


" O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.

A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários (...)

Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março (...) e o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 [nota: portanto, estamos comemorando exatos 100 anos!] nos Estados Unidos da América (...) Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhagen (...) e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido (..)

(Desde então, o movimento esmoreceu durante anos, mas) foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas [ONU] começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher. "

[nota: texto extraído de Wikipedia]

-----------

Passado um século desde os primeiros movimentos de emancipação feminina, observa-se até hoje, no entanto, muitas desigualdades e diferenças entre homens e mulheres na composição dos segmentos ativos da sociedade, bem como na distribuição de tarefas e remuneração. E uma dessas diferenças que tenho sentido é a ainda precária presença feminina tanto como praticante assim também como torcedora do esporte de competição nas suas mais variadas modalidades, entre as quais o futebol.

A "culpa", se houver, é de todos - de homens e também das próprias mulheres. Eu mesma só vim a me interessar pelo futebol e particularmente pela Águia após casamento com um fanático torcedor, e até hoje o meu interesse fica circunscrito ao futebol masculino do São José (e não consegui até agora me informar melhor sobre outros esportes praticados na cidade, incluindo-se aí o futebol feminino do qual pouco ou nada sei...)

Então... aproveito esse dia comemorativo para todas as mulheres do mundo, para conclamá-las todas para um maior engajamento nesse segmento social que é o de acompanhar as práticas esportivas, em particular o futebol que mais atrai público no Brasil.

Pois esse esporte precisa de uma presença feminina maior para alegrar e dar maior clima de paz e fraternidade nos estádios!

E conclamo também todos os homens torcedores para um maior empenho no envolvimento das suas mães, esposas, irmãs, filhas, netas... na sua paixão, para que elas possam melhor compreender o espírito de um torcedor e compartilhar com vocês os mesmos sorrisos e lágrimas na relação com o seu "eterno amor", o futebol.

[offtopic] A propósito, vcs sabiam que Brasil ocupa pior colocação em ranking de diferenças salariais entre os sexos?

6 comentários:

Renato Emanuel disse...

A data é válida, o ego feminino deve ser realmente exaltado e sempre. A mulher tem seu valor real e próprio e deve ser respeitada por isso.
Infelizmente muitas mulheres tem feito exatamente o contrário, e apelam para a sua própria desvalorização moral e pessoal para alcançar objetivos futeis e status.
Mas é preciso exaltar as mulheres que fazer a diferença, aquelas que se valorizam ao máximo, aquelas que realmente sabem o seu lugar na sociedade e lutam pelos seus merecidos direitos.
E graças a Deus e a estas muitas mulheres guerreiras temos visto aumentar e muito a participação e o sucesso de nossas mulheres no esporte, sobretudo no futebol.
Por que não sonhar com campeoantos de futebol feminino sérios e competitivos principalmente com a participação de um time de belas águias guerreiras defendendo nossa cidade? Por que não?
Eu que muito exalto a mulher em meu blog "Razões e emoções" deixo aqui o meu abraço as mulheres, sobretudo as mulheres de nossa cidade, as joseenses natas e as de coração que fazem da nossa cidade, um lugar mais agradável de se viver.
abraços

Renato Emanuel

Anônimo disse...

Bom dia, Renato Emanuel

A sua visão, masculina por excelência, é uma alerta para nós mulheres. Estou ciente de que que há ainda muito a conquistar, principalmente em trabalhar as diferenças de valor nos conceitos masculino e feminino.

Uma mulher que se valoriza dentro do conceito masculino de valor, nem sempre é uma mulher de valor no mundo feminino, e vice-versa. Mas infelizmente, isso tem acontecido até hoje; as mulheres trabalhadoras na sua grande maioria tem dupla ou tripla jornada de trabalho, são muitas vezes "o pai e a mãe" de uma família, sofrem com remuneração e tratamento discriminatórios no exercício da sua profissão... e não percebem que incorporaram os valores masculinos (ou não lutam contra), sem a contrapartida dos homens que respeitem os valores femininos.

Se ainda há poucas mulheres nos estádios e nos gramados, creio que é consequência também dessa diferença de valores. O meu apelo neste post é uma pequena tentativa de aproximar esses dois mundos dentro da instituição familiar, que é a verdadeira "célula-mãe" da sociedade...

Abç
yasmin

Renato Emanuel disse...

Yasmin, quando você diz "sua visão, masculina por excelência" espero que não tenha interpretado como um comentário machista de minha parte, certo?
Na verdade é exatamente o contrário.
Você disse uma frase que eu tomei a liberdade de discordar: "Uma mulher que se valoriza dentro do conceito masculino de valor, nem sempre é uma mulher de valor no mundo feminino..."
Yasmin, não creio que exista conceitos masculinos e conceitos femininos de valores...acredito sim que exista um unico conceito, seja ele vindo de um homem ou uma mulher. O conceito da valorização do corpo como sendo sagrado, puro além da valorização moral.
Aqueles que não pensam nesses valores desta forma, na verdade não conceituam sobre valor algum, apenas se deixam levar por "modismos" e "piriguetismos" do cotidiano ,da mídia e da juventude que jamais viveu uma década de anos 60, 70 ou 80.
Ou seja, não existe conceito de valor masculino ou feminino, existe sim um único "CONCEITO DE VALOR".
Dentre os homens, sou talvez o mais "feminista", já que meus pais se separam quando eu tinha 6 anos, e fui criado apenas por minha mãe...aprendi sobre o universo feminino, suas vontades, desejos e necessidades vendo o caminhar muitas vezes sofrido de minha mãe, prometendo a mim mesmo dar a minha esposa tudo aquilo que não vi minha mãe receber de meu pai, ser para minha esposa tudo aquilo que meu pai não foi para minha mãe e ser para meu filho tudo aquilo que meu pai não foi para mim.
Beijos e parabéns pelo post.

Renato Emanuel

Anônimo disse...

Bom dia, amigo!

Rsrsrs! Assunto polêmico, rende muito pano pra manga! Mas, vamos deixar isso para outros espaços e ocasiões, este espaço é só ÁGUIA e futebol :) Vamos nos concentrar para a batalha de amanhã, que promete muitas dificuldades para ambas as equipes. É uma pena enooorme que seja tão longe! Mas, estaremos com a equipe num só coração, todo mundo unido torcendo e muito, não é? E nessa união, não há diferença de sexo nem de "conceitos" :)

Um ótimo sábado para vc! Abç
yasmin

Anônimo disse...

Oi YASMIN, tudo bem?

PARABÉNS PELO SEU DIA!!!!!!!!!

FABIANO MARINI

Anônimo disse...

Obrigada, Fabiano! Vamos fazer do mundo um lugar melhor, JUNTOS - homens E mulheres :)

Abç
yasmin